CULTO COM AS CRIANÇAS (Gênesis e Êxodo)



01
  
CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


PROMESSAS DE DEUS -  “O Chamado de Abraão”


ATIVIDADE


AÇÕES


PREPARANDO O AMBIENTE
Coloque as cadeiras em círculo para que todas as crianças vejam umas as outras.  No centro da roda coloque uma mochila ou mala pequena (essa mala irá representar uma viagem, mas não conte as crianças, deixe que elas fiquem curiosas para saber por que ela está ali)


OBJETIVO

“Falar da fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas”
-Deus é fiel em todas as suas promessas.
-Se Deus prometeu, Ele irá cumprir.
-Podemos confiar quando Deus nos chama para fazer algo.


RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS
Receba as crianças com alegria e se possível providencie pequenos cartões como se fossem tickets de viagem, dizendo que elas são bem-vindas para uma longa viagem. (assim como a do personagem da história do dia)



ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não ore com elas.


MÚSICA
Cante um cântico com as crianças ou coloque para tocar, diga para ouvirem a música e prestarem atenção na letra. Não escolha cânticos longos. Motive-as a cantar junto. Para as que sabem ler, providencie a letra.
Sugestão:


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 145 versos de 1 a 4 e o 13
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“ DE TI FAREI UMA GRANDE NAÇÃO, E TE ABENÇOAREI, E TE ENGRANDECEREI O NOME. SÊ TU UMA BENÇÃO.”   Gênesis 12.2


ANTES DA HISTÓRIA

Para preparar as crianças para a história, pergunte as crianças:
-Quem já viajou para algum lugar muito longe?
-Quem já precisou mudar de casa?
-O que gostam de levar na mala quando viajam?


HISTÓRIA BÍBLICA

Gênesis 11.26-32 e 12.1-5


(Preparo: Coloque alguns cartões dentro da mochila ou mala que esta no centro da sala, antecipadamente escreva em cada cartão as seguintes palavras:  ABRÃO    -    UR      -     PROMESSA   -   FIEL   -   ABRAÃO   -   CONFIAR  
A medida que contar a história do chamado de Abraão, vá retirando as palavras da mochila.)



HISTÓRIA:   O Chamado de Abraão

A história de hoje é sobre alguém muito importante para o povo cristão. (retirar o cartão com o nome ABRÃO).  Seu nome era Abrão. Ele morava numa cidade chamada Ur. (Retirar o cartão com a palavra UR)
Abrão morava com sua família, seu pai se chamava Tera e ele teve mais dois irmãos: Naor e o Harã que morreu antes de ficar idoso.
Abrão e Naor casaram, Abrão se casou com Sarai e Naor se casou com Milca.  Abrão e Sarai não podiam ter filhos, e isso era motivo de muita tristeza.
O pai de Abrão decidiu sair com toda a sua família para irem a um lugar chamado Canaã, mas não chegaram lá, ficaram no meio do caminho num lugar que chamaram de Harã. Ali ficaram até que Tera (pai de Abrão) morreu.
Então DEUS, chamou Abrão e lhe disse: “Abrão, sai deste lugar e vá para a terra que Eu tenho preparado para você, a sua família será muito grande e formará uma grande nação, Eu vou te abençoar muito e o seu nome será muito importante, e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de sua descendência”. Olhem só!  Deus fez uma linda promessa para Abrão, (tirar o cartão com a palavra PROMESSA)
O que é uma promessa para vocês? (deixar as crianças responderem)
Vocês acham legal fazer uma promessa e não cumprir?
Quando alguém faz uma promessa e cumpre, nós falamos que essa pessoa está sendo FIEL (tirar o cartão com a palavra FIEL)
Abrão obedeceu a Deus, ele chamou a sua esposa e seu sobrinho Ló, lembram-se do irmão de Abrão que tinha morrido? Pois Ló era filho dele, e Abrão resolveu cuidar de Ló. Abrão chamou também algumas pessoas que faziam parte de sua família e partiram da cidade de Harã. Fizeram as malas, juntaram todos os animais, roupas, alimentos e partiram!
Vocês acham que Abrão chegou a Canaã?  Sim, muitos anos depois ele conseguiu chegar à terra que Deus tinha prometido, mas isso será uma outra história!
Para confirmar essa aliança com Abrão, Deus mudou o nome dele para Abraão (que significa: Pai de numerosa multidão) (tirar o cartão com a palavra ABRAÃO) e também mudou o nome de Sarai, para Sara (princesa).  
Porque Abraão teve fé em Deus e creu na sua promessa, ele ficou conhecido como o Pai da Fé.  Abraão confiou em Deus por isso obedeceu. Nós também podemos confiar em todas as promessas que Deus fez para nós, (tirar o cartão com a palavra CONFIAR) e que estão todas na Sua Palavra, a Bíblia!


ORAÇÃO
Reúna as crianças e pergunte quem gostaria de confiar em Deus sem duvidar de suas promessas. Orar com as crianças.

ATIVIDADES EXTRAS

1) CAÇA-PROMESSA (antes da aula, escreva em alguns cartões, algumas promessas de Deus, e escreva também em alguns cartões outros versículos que não sejam promessas. Esconda-os pela sala e diga as crianças para procurar os cartões.  Porém elas deverão ficar apenas com os cartões que tem escrito uma promessa.

2) Atividade sobre a história de Abraão (Página de Atividade)

Rosiléia F.Dias Araujo/2017 


  

02
  
CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


PROMESSAS DE DEUS -  “O nascimento de Isaque”



ATIVIDADE


AÇÕES


PREPARANDO O AMBIENTE
Coloque as cadeiras em círculo para que todas as crianças vejam umas as outras.  Espalhe pela sala algumas figuras de sorrisos. Se possível prepare antecipadamente sorrisos fixados em palitos de madeira para as crianças levarem. 



OBJETIVO

“Falar da alegria que temos quando se cumprem as promessas de Deus”
-Deus é fiel em todas as suas promessas, podemos confiar!
-Podemos nos alegrar e sorrir, pois Deus é fiel!


RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS
Receba as crianças com alegria e se possível, esteja segurando o sorriso de papel no rosto.


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não, ore com elas.


MÚSICA
Cante um cântico com as crianças ou coloque para tocar, diga para ouvirem a música e prestarem atenção na letra. Não escolha cânticos longos. Motive-as a cantar junto. Para as que sabem ler, providencie a letra.
Sugestão:


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 100
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“ E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso, vai rir-se juntamente comigo. ”  Gênesis 21.6


ANTES DA HISTÓRIA

Para preparar as crianças para a história, faça a seguinte brincadeira:
-Desafie as crianças à, em dupla, olharem uma para a outra sem poder sorrir. Faça a brincadeira algumas vezes trocando as duplas.


HISTÓRIA BÍBLICA

Gênesis 18.1-15 e 21.1-7

(Preparo:  providencie a figura de: dois olhos, dois pés, uma orelha, uma boca e um sorriso)


HISTÓRIA:  O nascimento de Isaque

Abraão havia sido chamado por Deus para sair da cidade em que estava e partir para a terra de Canaã com sua família.  Ele e sua esposa Sara não tinham filhos, mas tinham a promessa de que teriam uma numerosa descendência.  Às vezes ficava difícil acreditar, pois o tempo estava passando e nada de Sara engravidar! Abraão e Sara chegaram a achar que sua família seria numerosa por meio de outras pessoas. Mas Deus resolveu confirmar que eles teriam um filho, mesmo sendo idosos.
Certa vez, Abraão estava descansando a sombra de uma árvore, quando ao erguer os olhos (mostre a figura dos olhos) viu 3 anjos. Abraão imediatamente se ajoelhou e se ofereceu para recebê-los lavando os seus pés (mostrar a figura dos pés) e servindo uma refeição. Essa era uma forma respeitosa de se receber as pessoas em casa.
Depois que os anjos comeram, perguntaram por Sara, Abraão respondeu que ela estava dentro da tenda (a moradia deles). Porém Sara estava bem quietinha escutando tudo o que falavam (mostrar a orelha).
Quando ela ouviu o anjo dizer que em um ano ela teria um filho, ela começou a rir, (mostrar o riso) afinal de contas, Abraão já estava chegando aos 100 anos e Sara aos 90, seria mesmo possível terem um filho na velhice?
O Senhor perguntou à Abraão: “Porque Sara está rindo?  Afinal existe alguma coisa difícil para Deus?”  Uau!  Que coisa maravilhosa de se ouvir não é mesmo? Será que tem alguma coisa difícil para Deus?  Claro que não!
Sara ainda tentou negar, mas não adiantou. O Senhor sabe de todas as coisas.
Mas Deus cumpriu a sua promessa. Um ano depois daquele encontro, Sara teve um filho, e deu-lhe o nome de Isaque, que significa “Aquele que ri”, Sara disse (mostrar a boca) que esse nome era para lembrar que Deus lhe havia dado motivo para sorrir, pois a alegria de ter um filho, era muito grande!
Deus cumpriu a sua promessa, e Abraão e Sara tiveram o seu filho, Isaque.
Isso foi motivo de grande alegria.
Deus também alegra o nosso coração quando cumpre as suas promessas na nossa vida. E é muito bom ter a alegria de Deus em nosso coração.


ORAÇÃO
Reúna as crianças e ore para que elas aprendam a confiar e se alegrar no Senhor, pois Ele é fiel!

ATIVIDADES EXTRAS

1) atividade sobre a história de Isaque  (Página de Atividades)



 Rosiléia F.Dias Araujo/2017

  

03
  
CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


PROMESSAS DE DEUS -  “O sonho de Jacó”


ATIVIDADE


AÇÕES


PREPARANDO O AMBIENTE
Coloque as cadeiras em círculo para que todas as crianças vejam umas as outras.  Prepare antecipadamente uma escada feita de papel. (Tira comprida de papel sanfonada)


OBJETIVO

“Deus está conosco”
-Em todos os momentos Deus está conosco.
-Podemos buscar a proteção de Deus.
-Declarando que Deus é o Nosso Deus!


RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS
Receba as crianças com alegria. Enquanto as cumprimenta, faça “bocejos” como quem está com muito sono. Deixe que observem a escada, mas não diga sobre o que se trata.


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não ore com elas.


MÚSICA
Cante um cântico com as crianças ou coloque para tocar, diga para ouvirem a música e prestarem atenção na letra. Não escolha cânticos longos. Motive-as a cantar junto. Para as que sabem ler, providencie a letra.
Sugestão:


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 18.1-3
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está nesse lugar, e eu não sabia. ”   Gênesis 28.16


ANTES DA HISTÓRIA

Para preparar as crianças para a história, converse rapidamente sobre sonhos. Pergunte as crianças se elas sonham e se elas se lembram de algum sonho que tiveram.  Pergunte se elas repararam nos seus bocejos e diga que a história de hoje aconteceu durante o sono! Mas não é para ninguém dormir não!!


HISTÓRIA BÍBLICA

Gênesis 18.1-15 e 21.1-7

Gênesis 33.20
(Providencie uma pedra não muito grande, apenas para representar a pedra usada como travesseiro)

HISTÓRIA:  O sonho de Jacó

Conhecemos Abraão e seu filho Isaque. Hoje nossa história é sobre Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão.
Isaque se casou com uma moça chamada Rebeca, e eles tiveram filhos gêmeos: Esaú e Jacó.  Certa vez, Jacó enganou seu irmão com a ajuda de sua mãe, e assim roubou a benção que Esaú receberia de seu pai.  Esaú ficou furioso e seu desejo era de se vingar.  Jacó precisou fugir de casa e a sua mãe o enviou para a casa de Labão, irmão de Rebeca e tio de Jacó. 
No caminho, Jacó parou em certo lugar para passar noite, mas não tendo nenhum lugar para ficar, deitou no chão mesmo, pegou uma pedra e a fez de travesseiro. (Deixe as crianças segurarem a pedra e a apertarem) um travesseiro de pedra é bem duro não é mesmo?
Jacó estava tão cansado que pegou no sono assim mesmo. E ao dormir, teve um sonho muito interessante, Jacó via uma escada que ia da terra ao céu.  Anjos de Deus subiam e desciam pela escada. Então o Senhor Deus apareceu e disse para Jacó: “Eu sou o Senhor Deus de Abraão, e de Isaque, teu pai. E a terra em que você está deitado agora, Eu darei à sua família, e os seus descendentes serão muito abençoados. Eu estou contigo e te guardarei por onde você andar e farei com que você volte para este lugar, Eu não vou te desamparar até cumprir tudo o que te prometi.” Jacó acordou e ficou muito impressionado com aquele sonho e aquelas palavras, e disse: “O Senhor está neste lugar”. Sim, Jacó sabia que era Deus que estava falando com ele. Quando amanheceu, Jacó pegou aquela pedra que usou como travesseiro e fez dela um altar, e chamou aquele lugar de Betel, que significa “Casa de Deus”.  Jacó então fez um voto (uma promessa), ele disse ao Senhor, que se Ele o guardasse naquela viagem e cumprisse a promessa que havia feito no sonho, de trazê-lo de volta em paz, então Jacó também iria declarar que o Deus de Abraão e de Isaque era também o Deus de Jacó, ou seja, o Senhor seria o Seu Deus!
Anos depois quando Jacó retornou da casa de Labão com toda a sua família e os bens que possuía, reencontrou Esaú seu irmão e eles se reconciliaram. Jacó ficou na cidade de Siquém com sua família, construiu um altar e declarou que Deus era o seu Deus! 
Jacó conhecia a história de seu avô e de seu pai, e de como eles tinham fé em Deus, mas isso não era suficiente, pois ele mesmo precisava conhecer a Deus.
É muito bom saber que nossos pais creem e confiam em Deus, mas nós também precisamos crer e confiar por nós mesmos.
Jacó aprendeu que Deus está conosco em todos os lugares, e buscou a proteção de Deus.  Nós também precisamos ter fé que Deus está conosco sempre, e podemos pedir a sua proteção.  O Senhor é o nosso Deus!

ORAÇÃO
Reúna as crianças e pergunte quem quer declarar sua confiança em Deus. Ore para que as crianças tenham fé em Deus e aprendam que Ele é o único e verdadeiro Deus.

ATIVIDADES EXTRAS

1) Caça-palavras (Página de atividades)


 Rosiléia F.Dias Araujo/2017

  


04
  
CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


PROMESSAS DE DEUS -  “Teu nome será Israel”


ATIVIDADE


AÇÕES


PREPARANDO O AMBIENTE
Coloque as cadeiras em círculo para que todas as crianças vejam umas as outras.  Prepare antecipadamente crachás bem bonitos para colocar o nome de cada criança, ou plaquinhas com o nome. Espalhe pela sala cartões com diversos nomes diferentes.


OBJETIVO

“Servindo a Deus em família”
-Deus abençoa e cuida da família.
-Deus muda a nossa vida pra melhor.


RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS
Receba as crianças com entusiasmo e cumprimente-as dizendo o nome de cada uma.  Enquanto elas entram, escreva o nome delas nos crachás e coloque em cada uma (como um colar). Ou outra ideia para o nome.


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não ore com elas. Diga na oração o nome de cada uma.


MÚSICA
Cante um cântico com as crianças ou coloque para tocar, diga para ouvirem a música e prestarem atenção na letra. Não escolha cânticos longos. Motive-as a cantar junto. Para as que sabem ler, providencie a letra.
Sugestão:


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 139.1-4
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“Disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó. Já não te chamarás Jacó, porém Israel será o teu nome. E lhe chamou Israel. ”   Gênesis 35.10


ANTES DA HISTÓRIA

Sugestão 1 -  Dinâmica dos nomes
Faça a seguinte dinâmica com as crianças:  iniciando por você, diga:  “meu nome é..................e gosto de comer................. A criança a sua direita terá que dizer: “ O nome dela é............ela gosta de comer...............(repetindo o que você disse), o meu nome é......... e eu gosto de comer............... e assim sucessivamente até chegar novamente em você, que terá que repetir o nome de todos.

Sugestão 2 – Bate-papo sobre a origem dos nomes
Pergunte as crianças se elas sabem a história do nome delas, e se conhecem o significado dos seus nomes.


HISTÓRIA BÍBLICA

Gênesis 35.1-15 e 35.23-26



(Prepare antecipadamente figuras para representar os 12 filhos de Jacó com o nome de cada um.  Faça um mural com todos os personagens já estudados e ao final da história, acrescente os 12 filhos de Jacó)

HISTÓRIA:  Teu nome será Israel

Conhecemos um pouco sobre a história de Abraão, Isaque e Jacó. Estes três são conhecidos como “patriarcas de Israel”, pois eles são os pais de todo povo de Israel. Mas quem é Israel?  Vamos conhecer um pouco mais desta história.

Aprendemos que Jacó reconheceu o Senhor como o seu Deus, assim como fez seu pai Isaque e seu avô Abraão.
Quando Jacó se reconciliou com seu irmão Esaú, decidiu habitar com sua família na terra de Siquém, mas estava faltando uma coisa para ele fazer.
Quando Jacó teve aquele sonho, onde Deus falou com ele e prometeu abençoa-lo, Jacó pegou a pedra que usou como travesseiro e fez um altar para Deus, chamando aquele lugar de Betel (Casa de Deus). Jacó prometeu que se Deus o guardasse durante a viagem, aquela pedra seria a Casa de Deus, ou seja, ele voltaria ali para adorar a Deus confirmando assim que Deus falou com ele naquele lugar.
Então Deus chamou Jacó, e lhe mandou voltar naquele lugar e ali fazer o que ele tinha prometido.  É importante lembrar que quando prometemos algo para Deus, temos que cumprir certo?
Jacó foi, e levou consigo toda a sua família, e ainda ordenou que todos tirassem qualquer ídolo que tivessem ou qualquer coisa que não fosse do agrado do Senhor.  Quando chegaram a Betel, Jacó ergueu um altar e com sua família adoraram a Deus.  Então Deus renovou a promessa de abençoar a descendência de Jacó e torna-la muito numerosa, e assim como foi com Abraão, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa “aquele que lutou com Deus”, pois Jacó insistiu com Deus para que Ele o abençoasse!
Jacó teve 12 filhos: Ruben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulon, Dã, Naftali, Gade, Aser, José e Benjamim.
Os filhos de Jacó formaram as 12 Tribos de Israel, que deu origem a nação de Israel. O Antigo Testamento, conta a história da origem deste povo escolhido por Deus para que o mundo pudesse conhecer o Único e Verdadeiro Deus.
O encontro de Jacó com Deus mudou a sua vida, ele que era um enganador, passou a servir ao Senhor com temor, e ensinou a sua família a servir e adorar somente à Deus.  Sua família foi abençoada.
Deus quer que adoremos somente a Ele, não podemos ter outras coisas (ídolos) que nos impeçam de amar a Deus de todo coração. 
Também podemos pedir que Deus abençoe nossa família para que todos possam servir e adorar ao Senhor e crer que Ele é o único Deus que deve ser adorado.



ORAÇÃO
Reúna as crianças e orem pelas famílias, pedindo ao Senhor que abençoe a cada uma e que todas possam conhecer que Deus é o único Deus que deve ser adorado.

ATIVIDADES EXTRAS

1) Atividade:  Meu nome é único!
Entregue metade de uma folha sulfite para cada criança.  Essa folha deverá ser dobrada ao meio. Peça que escrevam o nome na folha dobrada. Porém o nome deve ser escrito bem abaixo da dobra.  Cortar o nome contornando as letras, tendo o cuidado de não cortar na dobra.  Cada nome formará um desenho único.  (veja modelo na página de atividades)


Rosiléia F.Dias Araujo/2017




05
  
CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


PROMESSAS DE DEUS -  “José, governador do Egito”




ATIVIDADE


AÇÕES


PREPARANDO O AMBIENTE
Coloque as cadeiras em círculo para que todas as crianças vejam umas as outras.  Prepare antecipadamente as figuras do sol, da lua e de 11 estrelas, coloque-as no chão em forma de circulo.


OBJETIVO

“Deus sabe o que faz”
-Deus conhece a nossa vida e sabe por que algumas coisas acontecem.
-Brigas não fazem bem para a família.


RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS
Receba as crianças com alegria, cumprimente cada uma.
Se possível e se desejar, se vista como um faraó ou egípcia (convide mais pessoas para lhe ajudar neste momento, usando roupas e adereços egípcios, que podem ser apenas um tecido em volta do corpo e colares e pulseiras)


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não ore com elas.


MÚSICA
Cante um cântico com as crianças ou coloque para tocar, diga para ouvirem a música e prestarem atenção na letra. Não escolha cânticos longos. Motive-as a cantar junto. Para as que sabem ler, providencie a letra.
Sugestão:


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 98.1-4
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito. ”   Gênesis 41.44


ANTES DA HISTÓRIA

Sugestão: Brincadeira “mão ou pé” (semelhante a brincadeira do vivo-morto)
As crianças ficam sentadas em círculo. Você ou outra criança dará a ordem:  se disser “MÃO” as crianças devem levantar as mãos, se disser “PÉ” as crianças devem levantar os pés. Vá alternando a ordem e à medida que uma criança errar, fica de fora até que sobre apenas uma criança.
Diga que a história de hoje é sobre alguém que se tornou governador de uma grande nação (Egito) e que sem a ordem dele, ninguém podia levantar mão ou pé!


HISTÓRIA BÍBLICA

Gênesis 37.1-36 e 41.1-57



(Prepare antecipadamente:  traga um tecido para representar José, pode ser uma canga de praia ou manta, tinta guache vermelha que possa sair do tecido com água, uma coroa, que pode ser de papel. Leia a história abaixo e se for possível providencie mais figuras ou objetos para representar os sonhos de Faraó)


HISTÓRIA:  José, governador do Egito
Aprendemos que Jacó teve 12 filhos, porém ele amava o seu filho José, mais do que aos outros, por isso os irmãos tinham raiva de José e não conviviam bem com ele.
José teve dois sonhos, no primeiro os feixes dos irmãos se inclinavam diante do feixe de José, no segundo sonho, eram o sol a lua e 11 estrelas se inclinavam diante de José. (coloque o tecido no centro do sol, lua e estrelas) Os irmãos ficaram enfurecidos e até mesmo Jacó lhe chamou a atenção, afinal de contas, o que José estava pensando? Será que ele iria governar sobre seus irmãos e pais?  Hum!  Ninguém imaginava o que estava para acontecer!
Quando surgiu uma oportunidade, os irmãos de José conseguiram se livrar dele, primeiro o jogaram num buraco, depois o venderam como escravo. Eles pegaram a túnica que José usava, e que havia sido um presente de seu pai Jacó, e a sujaram com sangue de um animal que mataram, (sujar o tecido com a tinta vermelha) eles disseram a Jacó que José havia sido morto por um animal selvagem. Que mentira! Mas Jacó acreditou e chorou muito!
José foi parar na casa de um oficial do Faraó (Rei do Egito), mas a esposa do oficial mentiu sobre José, e o oficial o mandou para a prisão. Tempos depois, o Faraó teve dois sonhos e ficou muito inquieto, chamou os sábios do Egito, mas nenhum deles conseguiu interpretar os seus sonhos. Então o copeiro-chefe do Faraó se lembrou de José, pois quando ele também estava na prisão, José havia interpretado seu sonho.
Imediatamente Faraó mandou tirar José da prisão, o que fizeram rapidamente. José então se arrumou e se apresentou a ele, o Faraó então contou os seus sonhos para José, dizendo ainda que ninguém conseguia interpreta-los.
Depois de ouvir a Faraó, José lhe disse que Deus é quem poderia dar o entendimento sobre os sonhos e lhe falou qual era a resposta de Deus. José disse ao Faraó, que seus dois sonhos eram sobre 7 anos de muita fartura que viriam sobre o Egito, e depois 7 anos de muita fome que viriam sobre a terra.  Faraó ficou muito impressionado com José e reconheceu que ele era um homem cheio de sabedoria, e o nomeou como governador do Egito. (colocar a coroa no tecido) José era o homem mais poderoso do Egito abaixo de Faraó. Ele teve sabedoria para administrar os 7 anos de fartura e quando chegaram os 7 anos de fome, não faltou alimento, pois eles tinham guardado, inclusive muitos povos vinham comprar comida no Egito. Entre eles vieram os 11 irmãos de José, que não o reconheceram, mas José os reconheceu. Depois de muita resistência, José perdoou seus irmãos e se revelou a eles. Jacó foi trazido ao Egito e toda a família passou a morar na região.
Quando os irmãos viram que aquele governador tão poderoso era o irmão a quem tinham feito mal, ficaram com muito medo, acharam que José iria se vingar. Mas José disse a eles que Deus é quem o tinha enviado para o Egito afim de preservar a vida no tempo da fome, e que o mal que eles intentaram contra ele, Deus transformou em bem. Assim viveram em paz, e povo de Israel cresceu muito naquele lugar.
Aprendemos com a história de José, que Deus cuida de nós, e sabe o porquê algumas coisas acontecem.  Deus pode transformar as situações e abençoar as nossas vidas e das pessoas que estão conosco.  Não é bom viver em família com brigas, ciúmes ou sentimento de vingança. Precisamos perdoar e desejar o bem.  Deus sempre resolve o que não podemos resolver.


ORAÇÃO
Reúna as crianças e orem para que Deus abençoe a família de todos. Orem para que as crianças aprendam a perdoar e não desejar o mal de ninguém.


ATIVIDADES EXTRAS

1) Atividade 




06

  
  CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


O PODER DE DEUS – “AS PARTEIRAS SIFRÁ E PUÁ”


ATIVIDADE


AÇÕES


PREPARANDO O AMBIENTE

Coloque nas paredes e nas cadeiras ilustrações de PLACAS DE TRÂNSITO
(exemplos em anexo)


OBJETIVO


“FALAR DA CORAGEM DE OBEDECER A DEUS EM MOMENTOS DIFÍCEIS”


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não ore com elas.


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmos 111
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“E, PORQUE AS PARTEIRAS TEMERAM A DEUS, ELE LHES CONSTITUIU FAMÍLIA. ”   ÊXODO 1.21


ANTES DA HISTÓRIA


Antes da história, converse com as crianças sobre SABEDORIA e TEMOR, pergunte se eles sabem o que é Sabedoria e explique que Temor não é ter medo, mas é ter RESPEITO com a VONTADE de Deus, e por isso OBEDECE-LO. Mostre as placas de trânsito e pergunte o que acontece se o motorista não obedece às placas.


HISTÓRIA BÍBLICA
“As parteiras Sifrá e Puá”

Êxodo 1.15-22


Atenção professora:
Durante a semana faça a leitura de Êxodo 1.1-14 para conhecer toda a história.

José, um dos filhos de Jacó, se tornou o governador do Egito. Anos depois, quando seus irmãos e seu pai Jacó, chegaram ao Egito e o reencontraram, todos passaram a viver ali com suas famílias.
Cerca de 400 anos depois, os descendentes da família de Jacó se tornaram um povo grande e forte na terra do Egito.
Então o Faraó daquela época, ficou muito preocupado com o aumento do povo hebreu, e como ele não tinha conhecido José, não se importou com o fato dele ter sido um bom governador no Egito e ter livrado o povo da fome.
Esse Faraó, resolveu acabar com o povo hebreu, primeiro obrigou eles a trabalharem na construção de algumas cidades do Egito, o trabalho era muito pesado e difícil e os guardas do Faraó os vigiavam o tempo todo.
Mas isso não adiantou, pois, o povo hebreu continuou a crescer. Então o Faraó teve outra ideia, uma terrível ideia! Ele chamou as parteiras hebreias (mulheres que faziam os partos) e ordenou que quando fizessem o parto de uma mulher hebreia, e a criança fosse menino, deveriam mata-lo. E se fosse menina, deixariam viva. Assim o povo hebreu iria ter poucos homens até acabar. Que triste!
As duas parteiras hebreias, se chamavam Sifrá e Puá, essas mulheres temiam muito ao Senhor, ou seja, elas não queriam de forma alguma entristecer o Senhor Deus, fazendo algo que fosse contra a Sua vontade. Elas sabiam que era errado matar alguém, e não queriam fazer isso. Mas como iriam desobedecer a ordem do Faraó?
Aquelas mulheres buscaram força no Senhor, e tiveram coragem para não fazer o que o Faraó ordenara.
Quando iam fazer os partos, e nasciam meninos, elas os deixavam com vida.
O Faraó, ficou sabendo que continuavam a crescer meninos no meio do povo hebreu e chamou as parteiras. Ele perguntou a elas porque os meninos estavam sobrevivendo?
As parteiras disseram ao Faraó, que as mulheres hebreias eram muito fortes e saudáveis, por isso conseguiam ter seus filhos sozinhas, sem a ajuda das parteiras, e escondiam seus filhos. 
O temor ao Senhor, trouxe sabedoria para aquelas mulheres, que preservaram os meninos da morte, e foi assim que um desses meninos, chamado Moisés, não morreu, mas pode crescer e se tornar o libertador de todo o povo hebreu das mãos do Faraó.
A Bíblia diz que, Sifrá e Puá temeram ao Senhor, e por isso, receberam a benção de Deus, de formar uma família.  A família é Benção de Deus!
Podemos enfrentar situações difíceis, onde alguém pode querer que a gente faça algo que não agrada ao Senhor, mas se tivermos sempre firme no coração o desejo de fazer a vontade de Deus, Ele vai nos dar sabedoria para saber como fazer, e vai nos abençoar. Quem teme ao Senhor aprende a ser sábio.



ORAÇÃO
Reúna as crianças e pergunte se elas  querem ser sábias para saber como agir em momentos difíceis. Orar com as crianças.

ATIVIDADES EXTRAS

1) PARE  -  ESPERE  -  SIGA   (Atividade em anexo)

 2) ATIVIDADE: ENCONTRE  DIFERENÇAS
Rosiléia Flausino Dias Araujo/2017

  

07

  
          CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


O PODER DE DEUS -  “Moisés”



ATIVIDADE


AÇÕES

PREPARANDO O AMBIENTE
Se tiver disponível um cesto de vime, coloque na sala. Ou apenas traga uma vasilha grande e transparente com água.  Pode colocar cartazes na parede ou na lousa com as palavras: CONFIAR – CONFIAREI – CONFIANÇA  - CONFIO

OBJETIVO


“FALAR DA CONFIANÇA EM DEUS, E QUE ELE SABE TODAS AS COISAS”


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não, ore com elas.


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 37.3-5
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“ [...] Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei. ”  Êxodo 2.10b


ANTES DA HISTÓRIA

Para preparar as crianças para a história, faça a seguinte brincadeira:
Separe alguns objetos (que possam ser molhados) e faça a brincadeira do “boia ou afunda? ” colocando os objetos na vasilha com água e perguntando as crianças se vai boiar ou afundar.  Ao final diga que a história é sobre uma cesta que alguns poderiam pensar que afundaria, mas não afundou!


HISTÓRIA BÍBLICA
“O Nascimento de Moisés”

Êxodo 2.1-10


Atenção professora:
Durante a semana faça a leitura de Êxodo 1.1-22 para conhecer toda a história.

Vocês se lembram da história das parteiras hebreias que salvaram muitos meninos? Pois um deles, era o filho de uma mulher chamada Joquebede.
Quando seu filho nasceu, ela o escondeu por três meses, pois seu choro ainda não era muito alto. Mas com o tempo, estava ficando difícil esconde-lo dos guardas do Faraó, que poderiam encontra-lo e mata-lo.
Lembram-se que Faraó não queria mais meninos hebreus, ele tinha medo que esse povo continuasse a crescer.
Joquebede teve uma ideia incrível, era arriscada, mas era uma ideia fantástica. Ela pegou um cesto feito de juncos (uma planta que nasce em lugares alagados e tem um caule mais grosso) passou betume e piche no cesto para que ele ficasse bem vedado. O betume e o piche são como uma pasta bem grossa que eles encontravam na natureza ou fabricavam, e era usado para não deixar passar água. Joquebede colocou seu bebê no cesto e o cobriu bem. Chamou sua filha, Miriã e foram juntas ao rio. Na beira do rio, tinha uma parte cheia de plantas que ficavam no meio da água. Joquebede colocou o cesto nessas plantas, assim seria mais difícil o cesto afundar. Mesmo assim, seria perigoso, pois o movimento das águas poderia carregar o cesto, então Miriã ficou escondida, observando tudo.
Pouco tempo depois, se aproximou do rio, a filha do Faraó, que vinha junto com outras moças para tomar banho no rio, como costumava fazer.  Então a princesa viu o cestinho e disse para uma de suas criadas ir busca-lo. Quando abriu o cesto, viu o bebê e se encantou por ele, pois era muito bonito. O bebê estava chorando e a princesa, mesmo percebendo que era um bebê do povo hebreu, teve muita compaixão da criança e decidiu ficar com ele.
Miriã que estava observando tudo, corajosamente se aproximou e perguntou para a princesa, se ela queria que chamasse uma mulher hebreia para cuidar do bebê. A princesa concordou, e sabe quem Miriã foi chamar? A sua mãe!  Isso mesmo, Joquebede chegou e a princesa lhe deu o bebê, dizendo a ela para cuidar da criança até que crescesse, e ela ainda receberia um pagamento para fazer isso. Que maravilha!  Joquebede salvou seu filho da morte e agora poderia cuidar dele tendo ainda a proteção da princesa, filha do Faraó!
Mesmo sabendo que um dia teria que trazer seu filho para a princesa, Joquebede estava agradecida a Deus e feliz, pois seu filho não morreria. Estava salvo!
Quando Moisés ficou grande, Joquebede o levou para o palácio do Faraó e o entregou a princesa. Ela o recebeu e lhe deu o nome de Moisés, que significa “tirado das águas”, porque foi isso que ela tinha feito.
Joquebede aproveitou o tempo que pode ficar com Moisés, e ensinou a ele tudo o que sabia sobre Deus, Moisés sempre soube que era hebreu e que fazia parte do povo de Deus, por isso costumava ir visita-los. Numa dessas visitas viu um egípcio espancar um hebreu, Moisés ficou tão nervoso que acabou matando o egípcio, e como descobriram o que ele fez, precisou fugir do Egito, indo para o deserto. Moisés estava com 40 anos, e nem imaginava o que ainda ia acontecer com ele. Deus cuidou para que ele ficasse vivo, e permitiu ele crescer no Egito, pois assim poderia cumprir o propósito de Deus para a sua vida, que era de libertar o povo hebreu da escravidão do Egito.
Nós podemos confiar em Deus, pois Ele conhece a nossa vida e o nosso futuro, Ele sabe como cuidar de nós e como nos preparar para aquilo que precisamos fazer.



ORAÇÃO

Reúna as crianças e ore com elas para que possam confiar no Senhor, sabendo que Ele cuidará de cada uma delas todos os dias.


ATIVIDADES EXTRAS

         ATIVIDADE EM ANEXO   “DECIFRE O ENIGMA”


Rosiléia Flausino Dias Araujo/2017



08

  
          CULTO COM AS CRIANÇAS 


TEMA


O PODER DE DEUS -  “A Sarça Ardente”



ATIVIDADE


AÇÕES

PREPARANDO O AMBIENTE
Se for possível, colocar no meio da sala um vaso com um pequeno arbusto, se não tiver natural, fazer um artificial.  Corte folhas de celofane vermelho e laranja para simbolizar o fogo, utilizar apenas no momento da história.

OBJETIVO


“O MAIS IMPORTANTE, NÃO É SABER SE SOMOS CAPAZES DE FAZER O QUE DEUS ORDENA, MAS DE SABER QUE DEUS ESTÁ CONOSCO. E SE ELE ESTÁ CONOSCO, ENTÃO PODEMOS FAZER O QUE ELE ORDENAR.”


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não, ore com elas.


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 46.7,10,11
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“ Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; [...}. ”  Êxodo 3.12a


ANTES DA HISTÓRIA

Faça a brincadeira do telefone sem fio. Finalize dizendo que a história de hoje é sobre um homem que tinha a missão de levar uma mensagem muito especial. Mas ele teve medo, ficou inseguro, e Deus conversou com ele e o ajudou a ter coragem para cumprir sua missão.

HISTÓRIA BÍBLICA
“O chamado de Moisés”

Êxodo 3 e 4


Atenção professora:
Selecione os versículos referente ao diálogo entre Deus e Moisés, para serem lidos com as crianças
(Preparo:  coloque o celofane no arbusto)

O que é isso?  Aquela sarça está envolvida pelo fogo, mas não está se queimando!?  Vou me aproximar e ver que coisa maravilhosa é essa!!!

Assim, disse Moisés, quando o anjo do Senhor lhe apareceu no meio de uma chama de fogo que estava sobre uma sarça, mas não a queimava.

Moisés trabalhava com seu sogro, ele cuidava do rebanho e frequentemente levava as ovelhas para o deserto afim de achar alimento para elas.  Mas seu povo continuava vivendo como escravo no Egito. Muitos anos se passaram, mas o tempo de libertar o povo da escravidão tinha chegado.
No propósito de Deus, estava Moisés, para liderar o seu povo e conduzi-lo para a terra de Canaã.

Deus fala com Moisés e lhe diz que vai libertar o povo do Egito, mas ele deveria ir até a presença do Faraó e falar com ele. (3.10)

A primeira pergunta de Moisés foi:  Quem sou eu?
Deus não se preocupa em explicar para Moisés que ele tinha qualidades, ou que era capaz de fazer tal coisa, uma vez que conhecia bem o Egito e conhecia o deserto. Deus apenas lhe responde: Eu serei contigo!

Moisés faz uma segunda pergunta: Quando o povo perguntar: “quem te enviou?” “qual é o nome dele?”  (3.13)
Deus lhe responde: Dirás “O EU SOU me enviou”!  que nome não é mesmo?!  Deus estava dizendo a Moisés, que Ele não é deus de alguma coisa, como um “deus do sol”, “deus da lua”, etc...  mas quando diz “EU SOU”, é porque Ele é, sempre foi e sempre será, ou seja é o Deus Eterno, sem começo e sem fim.  Os outros “falsos deuses” tinham suas estórias de como apareceram. Mas o Deus Jeová (Eu SOU) é eterno, não muda! Por isso é confiável!

Embora Deus tivesse dito à Moisés que os anciãos iriam ouvi-lo (3.18), ele responde: Não me ouvirão, não crerão em mim (4.1)

Deus  continua falando com Moisés, e lhe prova o Seu poder, primeiro fazendo seu bordão virar uma serpente e depois fazendo a mão de Moisés adoecer e ser curada (4.8) Esses sinais iriam servir para fazer com que o povo acreditasse que Deus estava com Moisés.

Voce pensa que agora Moisés ficou tranquilo, que nada!

Moisés dá mais uma desculpa: ele diz ao Senhor que não sabe falar muito bem, diz ainda que nem mesmo depois que Deus falou com ele, isso tinha mudado. (4.10)
Deus diz a Moisés, que Ele fez todas as coisas, inclusive a boca do homem, Moisés poderia ir sim, pois Deus seria com a “boca dele” e o ajudaria a falar”

Problema resolvido!    Não ainda não! 
Moisés continua a se queixar e diz para o Senhor mandar outra pessoa.  (4.13)
Deus ficou  bravo nessa hora!!!  Então disse a Moisés, que seu irmão Arão seria seu companheiro, e ele falaria com Faraó.  Deus iria dizer para Moisés o que falar, e Moisés falaria para Arão.   Assim Arão seria a “boca de Moisés”

Sabemos que não era uma missão muito fácil! 
Moisés teve medo, afinal o Faráo era muito poderoso!

As vezes nós temos medo de fazer certas coisas, pois achamos que não sabemos ou não somos capazes!  Mas é preciso confiar que, quando Deus nos diz pra fazer algo é porque Ele sabe que somos capaz, e não é por causa de nossas qualidades ou habilidades, Mas porque ELE está conosco. E porque Ele está conosco, vai nos ensinar, e vai colocar pessoas para estar ao nosso lado e nos ajudar.
Deus é poderoso, podemos confiar em tudo o que Ele nos diz!
Podemos confiar que Ele está conosco sempre!



ORAÇÃO

Reúna as crianças e ore com elas para saber e crer que Deus está com elas em todo o tempo. Deus nos ensina e nos dá companheiros e companheiras para nos ajudar!   Nunca estamos sozinhos, Deus está conosco sempre!


ATIVIDADES EXTRAS

ATIVIDADE EM ANEXO  


Rosiléia Flausino Dias Araujo/2017


09

  
          CULTO COM AS CRIANÇAS


TEMA


O PODER DE DEUS -  “ O Maná”



ATIVIDADE


AÇÕES

PREPARANDO O AMBIENTE
Colocar uma bexiga (ou várias) branca pendurada no alto(pode ser na parede). Dentro das bexigas colocar várias bolinhas de papel crepom branco bem enroladinhas (elas representarão o maná que caiu do céu e as bexigas representarão as nuvens) – Utilizar na hora da história

OBJETIVO


“ENSINAR SOBRE O PODER DE DEUS E SOBRE A SUA PALAVRA QUE É ALIMENTO PARA NOSSO CORAÇÃO TER FÉ NAS SUAS PROMESSAS”


ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não, ore com elas.


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 78.23-25
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“ [...] ISTO É O PÃO QUE O SENHOR VOS DÁ PARA VOSSO ALIMENTO. ”  Êxodo 16.15.b


ANTES DA HISTÓRIA

Mostre um pãozinho e peça as crianças que digam como elas acham que o pão é feito. Se possível, mostrar alguns raminhos de trigo.

HISTÓRIA BÍBLICA
“O maná”

Êxodo 16


Atenção professora:
Leia a história bíblica antes, e se possível os textos anteriores para seu conhecimento.
Lembrando que a última aula foi sobre o Chamado de Moisés – A Sarça Ardente

Deus chamou Moisés e seu irmão Arão para irem ao Egito e libertarem o povo de Israel que era cativo do Faraó.  Deus fez sinais maravilhosos no Egito quando enviou as 10 pragas, até que finalmente o Faráo deixou o povo hebreu ir embora.
Quando saíram do Egito, chegaram ao Mar Vermelho, e mais uma vez Deus mostrou o seu poder quando abriu o mar para que eles passassem para o outro lado e assim seguissem viagem para Canaã – a terra prometida.

Quando o povo começou a caminhada, começaram a ter problemas. Primeiro foi por falta de água, e começaram a reclamar de sede. Quando chegaram a uma fonte de água, não puderam beber, pois era muito ruim, bem amarga. Mas Deus fez mais um grande milagre e as aguas ficaram boas para beber.

Depois o povo começou a reclamar, pois sentiram falta de comidas que comiam no Egito.  A vida no deserto não era fácil, não tinha fogão, geladeira, pia, e assim era difícil fazer comida, tinham que parar, acender fogo para cozinhar, e não dava pra comer de tudo. Por isso o povo começou a reclamar, e chegaram a dizer que iriam morrer de fome!   Que coisa!   Deus ficou triste com o povo pois eles estavam reclamando muito.  Murmuração não é uma coisa legal, pois mostra que não estamos confiando em Deus.

Mas Deus é bom demais, e mesmo com o povo murmurando, resolveu dar para eles um alimento diferente, e que iria sustenta-los enquanto estivessem no deserto caminhando para a terra prometida.
Numa manhã, o povo hebreu acordou, e havia uma camada de orvalho no chão (gotinhas de agua), e quando o orvalho evaporou, ficou uma camada de uma coisa fina, branca, parecida com escamas. O povo ficou curioso e disseram: - “O que é isso?”   essa pergunta que fizeram, na língua deles (HEBRAICO)  tem um som parecido com “maná”, então aquela coisa fina no chão, ficou sendo conhecida como Maná!    Moisés disse para eles, que aquela coisa fina, o maná, era o pão do céu, era o sustento que Deus estava dando a eles.
Com o Maná, eles faziam bolos, pães e vários alimentos. Todos os dias pela manhã, o maná caia do céu e o povo saia para recolher em vasilhas.
Deus ensinou o seu povo a acreditar e confiar em Deus, e com seu poder, deu a eles um alimento muito especial.

A palavra de Deus (Bíblia) também é um alimento especial do Senhor para nós, pois ela fortalece nosso coração e nos ajuda a confiar em Deus e no seu poder!   Deus cuida de nós!

Finalize pedindo as crianças que fiquem embaixo da bexiga e a estoure, deixando cair os papéis que estavam dentro, simbolizando o maná caindo.


ORAÇÃO

Reúna as crianças e orem agradecendo pelo sustento que temos de Deus. Lembre-as da oração do Pai Nosso quando diz:  “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.


ATIVIDADES EXTRAS

ATIVIDADE EM ANEXO   (CAÇA PALAVRAS)


Rosiléia Flausino Dias Araujo/2017

10

  
          CULTO COM AS CRIANÇAS


TEMA


“OS DEZ MANDAMENTOS”


ATIVIDADE


AÇÕES




OBJETIVO


“MOSTRAR QUE OS DEZ MANDAMENTOS FORAM DADOS POR DEUS, PARA QUE O POVO PUDESSE VIVER DE FORMA CORRETA TANTO PARA COM DEUS, COMO ENTRE ELES” 

ORAÇÃO INICIAL
Reúna as crianças e pergunte se elas têm algum motivo de gratidão, motive-as a contar algo que aconteceu durante a semana. Pergunte se alguma criança gostaria de orar, se não, ore com elas.


LEITURA BÍBLICA

Leiam o texto bíblico de:  Salmo 19.7-10
(Leia para as crianças ou peça que leiam cada um, um versículo.)

VERSÍCULO DO DIA

“ NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. ”  Êxodo 20.3


ANTES DA HISTÓRIA

Converse com as crianças sobre Lei. Pergunte se elas sabem o que é, e se conhecem alguma.

HISTÓRIA BÍBLICA

Êxodo 20


Atenção professora:
Leia a história bíblica antes, e se possível os textos anteriores para seu conhecimento.
Lembrando que a última aula foi sobre o Maná

Depois que o povo começou a caminhar pelo deserto em direção a Canaã – a terra prometida, Deus começou a ensina-los a viver como uma nação que seria conhecida como o Povo de Deus – o único Deus.

Os hebreus viveram num lugar cheio de deuses e com muitas leis e costumes que não agradavam a Deus, por isso precisam aprender a viver de forma correta, e que não prejudicasse outras pessoas.

Uma nação estava se formando, e eles precisavam aprender a amar a Deus mais do que todas as coisas como também a amarem uns aos outros através de ações boas, justas e pacíficas.

Deus chamou Moisés para que fosse até o Monte Sinai e lhe disse algumas palavras que ele deveria dizer ao povo (Êxodo 19).

Os dez mandamentos* diziam que:

1-O povo não deveria ter nenhum outro deus. 
2-Não deveriam fazer nenhuma imagem para adora-la.
3-Não deveriam usar o nome de Deus de qualquer jeito.
4-Deveriam separar um dia para cultuar a Deus, lembrando de tudo o que Deus tinha feito por eles. Não era apenas um dia para descansar, mas um dia para trazer a memória todos os feitos do Senhor e adora-lo, lembrando que tudo vem Dele.
5-Deveriam honrar (respeitar e amar) pai e mãe
6-Não deveriam matar
7-Não deveriam trair (entre os casais)
8-Não deveriam roubar nada de ninguém
9-Não deveriam mentir sobre ninguém
10-Não deveriam desejar aquilo que pertencia a outra pessoa.

Os quatro primeiros mandamentos estavam relacionados a fidelidade e o compromisso com Deus. Os outros seis, estavam relacionados a convivência com o próximo.

Jesus afirmou que o grande mandamento era amar a Deus acima de todas coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22.37-39).  Vemos os 10 mandamentos incluídos neste Grande Mandamento.

Assim aprendemos que mandamentos são importantes para nos ensinar a fazer o que é certo diante de Deus e para com as pessoas.

Isso é o que Deus espera de nós: que O amemos mais do que qualquer coisa, que Ele seja importante para nós e que possamos adora-lo por tudo o que Ele é, e sermos gratos pelo que Ele faz por nós.   E que amemos as pessoas, não fazendo para elas aquilo que não queremos que façam para nós, e fazendo para as pessoas aquilo que queremos que façam para nós.  Essa é a base do amor ao próximo.

O que você não gosta que façam pra você?  Então não faça isso para alguém.
O que você gosta que façam pra você? Isso você deve fazer também!


*Deus escreveu os mandamentos em duas tábuas de pedra (Êxodo 31.18), elas eram chamadas de “as tábuas do testemunho”, pois traziam escritas as palavras da aliança entre Deus e Israel.



ORAÇÃO

Reúna as crianças e ore com elas, para que amem a Deus e ao próximo.


ATIVIDADES EXTRAS

ATIVIDADE EM ANEXO  
Rosiléia Flausino Dias Araujo/2017








Nenhum comentário:

Postar um comentário