PROGRAMA ESPECIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE

PROGRAMA SOBRE O MEIO AMBIENTE

ÊNFASES:  

1- ÁRVORE: NOSSA MELHOR AMIGA
2- ÁGUA : NOSSO TESOURO
3- AR : NOSSA VIDA

Este programa é para ser desenvolvido em 4 etapas, que podem ser 4 domingos.
1- No primeiro dia, o tema são as arvores.
2- No segundo dia, o tema é a água
3- No terceiro dia, o tema é o ar
4- No quarto dia, fazer uma apresentação na comunidade com os trabalhos desenvolvidos nas 3 etapas.

====================================================================

1 - A ÀRVORE - NOSSA MELHOR AMIGA.



Textos bíblicos: Gn 1:11 = árvores, criadas por Deus
Sl 96:12 = árvores que louvam
Is 55:12 = árvores batem palmas
Jó 14:7 = árvore é forte e se renova

Roteiro:

1- Receber as crianças em local decorado com muitas árvores, com os versículos acima em cartazes.
As crianças serão convidadas a ler os versículos.

2-Uma oração de gratidão pela natureza e pelo Criador.

3-Passeio pelo espaço das árvores:

Primeira Parada: Uma árvore feita em papel (grande ou pequena) nela haverá alguns papéis pendurados ou 
fixados da forma como preferir. Em cada papel escrever alguma coisa que recebemos das árvores (limpeza do ar, controle do clima, controle dos ventos, controle dos sons, chuvas regulares, conservação do solo, pássaros, flores, frutos, sombra, beleza, lazer, etc...)
As crianças vão tirando os papéis e vão lendo enquanto a professora dâ ênfase em cada uma delas.




Segunda Parada: Uma outra árvore contendo um cartaz escrito: 
"Me ajude"
Mostrar algumas figuras em cartazes com situações que causam diminuição das árvores. (desmatamento, queimadas, criação de gado, outras)

Terceira Parada: Uma mesa contendo mini árvores cortadas e um sol (bolo de isopor) Mostrar cartazes sobre o aumento do calor e da poluição por causa da falta de árvores.

Quarta Parada: Uma outra mesa com mais árvores pequenas perto de casas e fios elétricos.
Cartaz com a seguinte pergunta: "Onde plantar uma árvore?"


Quinta Parada: Mesa com tecido, TNT ou papel azul com o símbolo da reciclagem de papel e com vários
papéis que podem ser reciclados. Mostrar papéis reciclados. Enfatizar a cor azul que identifica o local de colocar papéis para reciclagem.



4- Uma homenagem à àrvore.
Um adulto poderá se "vestir" de árvore e passear entre as crianças que podem cantar uma música em homenagem a árvore.

5- Atividades com as crianças
Elaborar cartazes com desenhos das crianças sobre o tema do dia. Guardar para a apresentação final.

6- As crianças podem receber pequenas árvores em EVA ou mudas árvores.


====================================================================

2 - A ÁGUA - NOSSO MAIOR TESOURO


Textos Bíblicos: Gn 1:2 = A água presente desde antes da crianção.
Sl 65:9-10 = Deus providencia a água para a natureza (chuva)
Ex 15:22-25 = Águas preciosas para se beber


Roteiro:

1- Receber as crianças em local decorado com o tema. Pode-se colocar vários recipientes com água.
Aquários, mini fontes. Colocar cartazes com os versículos.

2- Oração de gratidão pela água.

3- Passeio pelo espaço da água.
Primeira Parada: Num vidro arredondado colar os continentes na parte de fora ou desenhar. e dentro do vidro colocar água com corante azul. Colocar uma pergunta: "Quanta água temos para usar? Outros dois cartazes: "Agua salgada: 97% " e "Agua doce: 3%"
Dar ênfase que temos pouca água que podemos usar.

Segunda Parada: Montar uma torneira saindo de uma caixa. Colocar a pergunta: "De onde vem a água?"
Fazer cartazes sobre o tratamento da água.

Terceira Parada: Um recipiente com água limpa e ao lado algumas coisas que as pessoas costumar jogar na pia poluindo mais os rios: (óleo, pó de café, outros...)

Quarta Parada: Fotos de pessoas desperdiçando água.

Quinta Parada: Uma mesa com tecido, TNT ou papel verde, com o símbolo de reciclagem do vidro. 
Na mesa colocar objetos de vidro que podem ser reciclados.

Sexta Parada: Copos de água para as crianças beberem.






4- Atividades: Cartazes sobre o tema do dia para serem apresentados no último dia.

5- Entregar para as crianças uma gota de água feita em massinha azul com um lembrete: 
"Se economizar não vai faltar"

===================================================================


3- O AR = NOSSA VIDA


Textos Bíblicos: 
Gn 1:6-8 = Deus separa as águas, criando assim a atmosfera (onde está o ar)
At 17:25 = Deus nos dá a respiração

Roteiro:

1- Receber as crianças em local decorado com o tema do dia e versículos.

2- Oração de gratidão pelo Ar, e pela criação.

3- Passeio pelo Espaço do Ar
Prmeira Parada: Um biombo com um grande cartaz: "POLUIÇÃO: O GRANDE VILÃO!"
Momento de apresentar o tema do dia, mostrando a importância do ar puro.



Segunda Parada: Numa mesa colocar algumas coisas que poluem, ou também cartazes com imagens de coisas que poluem.
Ex: queimadas; carros, aviões; tudo que usa eletricidade;...

Pode-se encher bexigas transparentes com um objeto dentro, de algo que polui o ar.

Terceira Parada: Fazer um mini pasto com bois de plástico.(brinquedo) Falar que além do desmatamento para pastos, também existe o gás metano que o boi produz durante a digestão (pum do boi) que é 21 vezes pior do que o CO2 (Carbono) produzido em outras situações.



Quarta Parada: Uma mesa com tecido, TNT ou papel vermelho, com o símbolo do plástico. 
Colocar objetos que podem ser reciclados e outros que não podem.




4- Atividades: Elaborar cartazes de alerta contra a poluição.





======================================================================


4-APRESENTAÇÃO NA COMUNIDADE

-As crianças se dividirão pelos "stands" montados para explicar aos visitantes oque eles representam:

1-Stand do óleo
Colocar óleo de cozinha usado em garrafas pets. sabão feito com óleo de cozinha e endereço de locais onde se pode levar o óleo usado.

2-Stand contra o desperdício da água.
Fotos e cartazes de ações que desperdiçam água.

3-Stand sobre o plantio correto de árvore.
Montar uma maquete de uma rua, com árvores embaixo de fios elétricos. Explicar o perigo que isso representa.

4-Stand de Incentivo do carro na garagem
Uma maquete de uma rua com poucos carros, colocar carros de brinquedos nas garagens e entregar convites aos visitantes para usarem menos o carro. Pode ser um carrinho de brinquedo ou em EVA.

5-Stand de reciclagem.
Cores e objetos correspondentes que podem ser reciclados e objetos que não podem ser reciclados.






Rosiléia Flausino Dias Araujo
2008






Nenhum comentário:

Postar um comentário