PROGRAMA SOBRE O MEIO
AMBIENTE
ÊNFASES:
1- ÁRVORE: NOSSA MELHOR AMIGA
2-
ÁGUA : NOSSO TESOURO
3-
AR : NOSSA VIDA
Este programa é para ser
desenvolvido em 4 etapas, que podem ser 4 domingos.
1- No primeiro dia, o tema são
as arvores.
2- No segundo dia, o tema é a
água
3- No terceiro dia, o tema é o
ar
4- No quarto dia, fazer uma
apresentação na comunidade com os trabalhos
desenvolvidos nas 3 etapas.
====================================================================
1
- A ÀRVORE - NOSSA MELHOR AMIGA.
Textos bíblicos: Gn 1:11 =
árvores, criadas por Deus
Sl 96:12 =
árvores que louvam
Is 55:12 =
árvores batem palmas
Jó
14:7 = árvore é forte e se renova
Roteiro:
1- Receber as crianças em local
decorado com muitas árvores, com os versículos acima em
cartazes.
As crianças serão
convidadas a ler os versículos.
2-Uma oração de gratidão
pela natureza e pelo Criador.
3-Passeio pelo espaço das
árvores:
Primeira Parada: Uma árvore
feita em papel (grande ou pequena) nela haverá alguns papéis
pendurados ou
fixados da forma como preferir. Em cada papel escrever
alguma coisa que recebemos das árvores (limpeza do ar,
controle do clima, controle dos ventos, controle dos sons, chuvas
regulares, conservação do solo, pássaros,
flores, frutos, sombra, beleza, lazer, etc...)
As crianças vão tirando
os papéis e vão lendo enquanto a professora dâ
ênfase em cada uma delas.
Segunda Parada: Uma outra árvore
contendo um cartaz escrito:
"Me ajude"
Mostrar algumas figuras em cartazes com
situações que causam diminuição das
árvores. (desmatamento, queimadas, criação de
gado, outras)
Terceira Parada: Uma mesa contendo mini
árvores cortadas e um sol (bolo de isopor) Mostrar cartazes
sobre o aumento do calor e da poluição por causa da
falta de árvores.
Quarta Parada: Uma outra mesa com mais
árvores pequenas perto de casas e fios elétricos.
Cartaz com a seguinte pergunta: "Onde
plantar uma árvore?"
Quinta Parada: Mesa com tecido, TNT ou
papel azul com o símbolo da reciclagem de papel e com vários
papéis que podem ser reciclados. Mostrar papéis
reciclados. Enfatizar a cor azul que identifica o local de colocar
papéis para reciclagem.
4- Uma homenagem à àrvore.
Um adulto poderá se "vestir"
de árvore e passear entre as crianças que podem cantar
uma música em homenagem a árvore.
5- Atividades com as crianças
Elaborar cartazes com desenhos das
crianças sobre o tema do dia. Guardar para a apresentação
final.
6- As crianças podem receber
pequenas árvores em EVA ou mudas árvores.
====================================================================
2
- A ÁGUA - NOSSO MAIOR TESOURO
Textos Bíblicos: Gn 1:2 = A água
presente desde antes da crianção.
Sl 65:9-10 =
Deus providencia a água para a natureza (chuva)
Ex 15:22-25
= Águas preciosas para se beber
Roteiro:
1- Receber as crianças em local
decorado com o tema. Pode-se colocar vários recipientes com
água.
Aquários, mini fontes.
Colocar cartazes com os versículos.
2- Oração de gratidão
pela água.
3- Passeio pelo espaço da água.
Primeira Parada: Num vidro
arredondado colar os continentes na parte de fora ou desenhar. e
dentro do vidro colocar água com corante azul. Colocar uma
pergunta: "Quanta água temos para usar? Outros dois
cartazes: "Agua salgada: 97% " e "Agua doce: 3%"
Dar ênfase que temos pouca água
que podemos usar.
Segunda Parada: Montar uma torneira
saindo de uma caixa. Colocar a pergunta: "De onde vem a água?"
Fazer cartazes sobre o tratamento da
água.
Terceira Parada: Um recipiente com água
limpa e ao lado algumas coisas que as pessoas costumar jogar na pia
poluindo mais os rios: (óleo, pó de café,
outros...)
Quarta Parada: Fotos de pessoas
desperdiçando água.
Quinta Parada: Uma mesa com tecido, TNT
ou papel verde, com o símbolo de reciclagem do vidro.
Na mesa
colocar objetos de vidro que podem ser reciclados.
Sexta Parada: Copos de água
para as crianças beberem.
4- Atividades: Cartazes sobre o tema
do dia para serem apresentados no último dia.
5- Entregar para as crianças uma
gota de água feita em massinha azul com um lembrete:
"Se
economizar não vai faltar"
===================================================================
3-
O AR = NOSSA VIDA
Textos Bíblicos:
Gn 1:6-8 = Deus
separa as águas, criando assim a atmosfera (onde está o
ar)
At 17:25 =
Deus nos dá a respiração
Roteiro:
1- Receber as crianças em local
decorado com o tema do dia e versículos.
2- Oração de gratidão
pelo Ar, e pela criação.
3- Passeio pelo Espaço do Ar
Prmeira Parada: Um biombo com um
grande cartaz: "POLUIÇÃO: O GRANDE VILÃO!"
Momento de apresentar o tema do
dia, mostrando a importância do ar puro.
Segunda Parada: Numa mesa colocar
algumas coisas que poluem, ou também cartazes com imagens de
coisas que poluem.
Ex: queimadas; carros, aviões;
tudo que usa eletricidade;...
Pode-se encher bexigas transparentes
com um objeto dentro, de algo que polui o ar.
Terceira Parada: Fazer um mini
pasto com bois de plástico.(brinquedo) Falar que além
do desmatamento para pastos, também existe o gás metano
que o boi produz durante a digestão (pum do boi) que é
21 vezes pior do que o CO2 (Carbono) produzido em outras situações.
Quarta Parada: Uma mesa com tecido,
TNT ou papel vermelho, com o símbolo do plástico.
Colocar objetos que podem ser reciclados e outros que não
podem.
4- Atividades: Elaborar cartazes de
alerta contra a poluição.
======================================================================
4-APRESENTAÇÃO NA
COMUNIDADE
-As crianças se dividirão
pelos "stands" montados para explicar aos visitantes oque
eles representam:
1-Stand do óleo
Colocar óleo de cozinha usado
em garrafas pets. sabão feito com óleo de cozinha e
endereço de locais onde se pode levar o óleo usado.
2-Stand contra o desperdício da
água.
Fotos e cartazes de ações
que desperdiçam água.
3-Stand sobre o plantio correto de
árvore.
Montar uma maquete de uma rua, com
árvores embaixo de fios elétricos. Explicar o perigo
que isso representa.
4-Stand de Incentivo do carro na
garagem
Uma maquete de uma rua com poucos
carros, colocar carros de brinquedos nas garagens e entregar convites
aos visitantes para usarem menos o carro. Pode ser um carrinho de
brinquedo ou em EVA.
5-Stand de reciclagem.
Cores e objetos correspondentes que
podem ser reciclados e objetos que não podem ser reciclados.
Rosiléia Flausino Dias Araujo
2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário