SÉRIE - ENCONTROS COM JESUS

ENCONTROS COM JESUS
Uma série com 12 histórias para serem utilizadas no momento do culto infantil em datas especiais.  
Algumas atividades sugeridas estão na página de Atividades da série.
Os textos bíblicos anotados no início de cada lição, são para complementar o tema e são apenas para os professores, não precisa ler com as crianças.

Deus abençoe seu ministério e as crianças de sua comunidade.
Rosileia Dias Araujo 

=======================================================================

CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS (1)

SEGUNDO DOMINGO DE MAIO -    DIA DAS MÃES


JESUS SE ENCONTRA COM UMA MÃE QUE CHORA POR SEU FILHO

Tema:  A compaixão de Jesus com os que choram!

Texto Bíblico Principal:  Lucas 7:11 ao 17  “A Ressurreição do filho da viúva de Naim”
Textos para complementar o tema: Salmo 30:5; Ec 3:4; Mt 5:4;  Jo 11:35 Rm 12:15


1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, igreja, amor de Deus, etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
   “Você já chorou? Por quais motivos voce já chorou?  É bom chorar?”
    Hoje vamos falar sobre uma mãe que estava muito triste, pois seu único filho havia morrido. Ela era uma viúva, seu marido já havia morrido, isso significava que ela estava sózinha agora, sem marido e sem filho! Era muito triste sua situação, e ela estava chorando muito. Jesus se encontra com esta mãe durante o enterro de seu filho. Voce já foi a algum enterro?  As pessoas choram muito não é mesmo?
Jesus sentiu a tristeza daquela mãe e teve compaixão dela, compaixão é sentir a dor do outro e desejar ajuda-lo.
Jesus se aproximou e disse para aquela mãe: “Não chores”!
Quando choramos por situações que nos entristecem, Deus tem compaixão de nós.  Não é o choro porque a mãe ou o pai deu uma bronca, ou porque não comprou algo que queríamos, mas o choro que vem pela dor no coração, pela tristeza, pelo sofrimento. 
A Bíblia diz em Salmos que ainda que o choro dure bastante, virá a alegria! Também diz que haverá tempos em que iremos rir, mas haverá tempos em que iremos chorar, faz parte da vida!
Jesus também chorou quando morreu seu amigo Lázaro, e prometeu consolo para aqueles que choram.
A Bíblia nos ensina também a chorar com os que choram, ou seja devemos ser amigos e estar junto daqueles que choram quando sofrem.
Jesus realizou um milagre maravilhosos neste encontro com esta mãe. Ele sentiu tanto a sua tristeza que decidiu trazer aquele jovem que estava morto de volta à vida.  Jesus, o filho de Deus tem esse poder, e ele ordenou ao jovem que voltasse a viver.   Aquele jovem acordou, começou a falar e Jesus o entregou a sua mãe.
Aquela mãe ficou muito feliz!  E muito agradecida ao Senhor Jesus por que ele ressuscitou seu filho!
Hoje é dia das mães,  muitas mães choram quando não tem seus filhos perto delas. Filhos que não estão mortos, mas estão distantes e  não se preocupam com suas mães.
Por isso hoje vamos orar pedindo ao Senhor que tenha compaixão destas mães que choram, e vamos agradecer pelas nossas mães que cuidam de nós!

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém quer fazer um pedido de oração.  Orar pelas mães.

ATIVIDADE    (10 minutos)

SUGESTÕES: 
-Confeccionar cartões em formato de coração para as mães.
-Confeccionar flores de papel para entregar as mães, com bilhetes anexados 

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.
                                                                                           Rosiléia Flausino Dias Araujo -  2011



=====================================================================


CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS (2)

TERCEIRO DOMINGO DE MAIO -    DIA DA OFERTA MISSIONÁRIA

JESUS SE ENCONTRA COM UMA VIÚVA QUE LEVA A SUA OFERTA



Tema:  A oferta que trazemos ao altar

Texto Bíblico Principal:  Lucas 21:1 à 4
Textos para complementar o tema:  I Cr 29:14; Pv 11:24; II Co 9:7,11e12

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, igreja, amor de Deus,pelo sustento, etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
  Voces já observaram o momento de levar as ofertas ao altar? Porque fazemos isto? Porque cantamos: “Tudo vem de Ti Senhor e do que é Teu te damos.”?  Voces já ofertaram?
O tema de hoje fala sobre o ato de ofertar. E para conversarmos sobre este tema, vamos nos lembrar do momento em que Jesus observou as pessoas trazendo suas ofertas .
Jesus estava observando as pessoas, e uma delas lhe chamou a atenção. Era uma mulher viúva e pobre, mas mesmo sendo pobre trouxe a sua oferta, e Jesus viu que ela colocou alí 2 moedas pequenas. Para muitas pessoas aquela pequena oferta da viúva, nada representava, era tão pouco, tão simples que talvez não faria diferença.
Mas Jesus sabia que aquela mulher ofertava por desejar participar deste ato tão importante, e mesmo tendo dificuldades não queria guardar aquelas pequenas moedas para si, mas oferta-las ao Senhor. Por isso Jesus afirmou que ela dera mais do que todos. Ela não deu mais do que todos em valor financeiro, em quantidade, mas deu mais do que todos porque ela ofertava algo de valor para ela.  Algumas pessoas ricas que ali ofertavam traziam o que sobrava e portanto não fazia diferença para elas.
O mais importante no momento de ofertar não é o valor financeiro de sua oferta, mas o valor que ela tem em seu coração.
Ofertar é reconhecer que tudo vem do Senhor, e a oferta se torna uma devolução de algo que Deus já nos deu.
Deve se ofertar com liberalidade, ou seja, com alegria, entendendo que estamos cooperando com a missão da Igreja  (o professor pode falar sobre os custos da missão da Igreja)
Ofertar demonstra generosidade, bondade, entendimento de que Deus nos dá todas as coisas e reconhecimento de que tudo pertence ao Senhor.
A Igreja Metodista, durante o mês de Maio separa um domingo para que todas as Igrejas Metodistas recolham ofertas que serão enviadas para Campos Missionários. (Pode-se levar fotos de alguns desses lugares). Todos são chamados a ajudar e assim cooperamos para que mais pessoas possam conhecer o Evangelho de Jesus.
Voce quer ajudar?

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém quer fazer um pedido de oração.  Orar pelos campos missionários e pelas ofertas que serão levantadas.


ATIVIDADE    (10 minutos)

SUGESTÕES: 
-Confeccionar uma carta/cartões com mensagens das crianças para serem enviadas por correio para outras crianças de campos missionários.

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                    Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011


=====================================================================



CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS (3)

QUARTO DOMINGO DE MAIO -    DIA DO METODISMO


JESUS SE ENCONTRA COM DOIS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAÚS



Tema:  A Presença de Jesus aquece o coração!

Texto Bíblico Principal:  Lucas 24:13 ao 35
Textos para complementar o tema:  Mc 12:30

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, igreja, amor de Deus,pela Igreja Metodista, etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
   Hoje vamos relembrar uma data muito especial para a nossa Igreja Metodista. O Dia 24 de Maio é considerado o Dia do Metodismo, por ser a data em que John Wesley, o fundador do Metodismo, teve uma experiência com Deus que transformou a sua vida para sempre. Essa experiência é conhecida como a “Experiência do Coração Aquecido”, pois foi assim que John Wesley falou sobre ela. Ele disse que neste dia teve seu coração estranhamente aquecido, e sentiu-se renovado por Deus tendo a certeza da sua salvação.
Falar de coração aquecido, nos faz lembrar de dois discípulos que viveram uma experiência semelhante num encontro com Jesus.
Eles caminhavam para a Cidade de Emaús, e conversavam sobre os acontecimentos referentes a morte de Jesus. Mas durante o caminho um homem se aproximou e caminhou com eles compartilhando aquela conversa.
Era Jesus que caminhava com eles, no entanto eles não perceberam isto. Quando chegaram em casa, convidaram aquele homem para ficar com eles, e juntos comeram o pão. Aquele homem que era Jesus, tomou o pão, abençoou e o partiu. Quando ele fez isto os discípulos reconheceram que era Jesus, mas neste momento Jesus desapareceu. Os discípulos então disseram: -“Não nos ardia o coração quando ele pelo caminho nos falava sobre as Escrituras?”
A presença de Jesus aqueceu o coração daqueles discípulos.
A presença de Jesus aqueceu o coração de John Wesley.
A presença de Jesus aquece o nosso coração.  Aquecer o coração não significa que o coração fica quente! Mas significa que há uma certeza dentro de nós de que Deus está conosco. É uma certeza que pode vir acompanhada de uma sensação gostosa, alegre, parece que o coração da gente está leve, confortável. É sem dúvida uma sensação muito boa e que nos faz querer estar mais perto de Deus e fazer a sua vontade.
Foi assim com John Wesley, que após esta experiência dedicou-se a servir ao Senhor e a pregar o Evangelho de Cristo por onde fosse, chamando as pessoas a se arrependerem de seus pecados e  viverem uma vida de santidade ou seja, uma vida que agradasse a Deus. Amando ao Senhor de todo coração e amando ao próximo.
Voce já sentiu a presença de Deus em seu coração?
  
3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém quer fazer um pedido de oração.  Orar pela Igreja Metodista e orar para que as crianças amem a Deus de todo coração.

ATIVIDADE    (10 minutos)

SUGESTÕES: 
-Atividades/ ilustrações anexas sobre o tema do dia.

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                    Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011


=======================================================================


CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS (4)

PRIMEIRO DOMINGO DE JUNHO  - SEMANA DO MEIO AMBIENTE

JESUS SE ENCONTRA COM UMA MULTIDÃO



Tema:  Sal da Terra e Luz do Mundo

Texto Bíblico Principal:  Mt : 13-16
Textos para complementar o tema:  Ef 2:10; I Tm 4:4

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida,  igreja, amor de Deus, pela natureza, etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
  Voces gostam da natureza?   Do que voces mais gostam na natureza?  Voces sabem quais problemas existem na natureza e que podem acabar com ela?
Será que podemos fazer alguma coisa?
Esta semana que passou, foi a semana do meio ambiente, é um tempo para refletirmos sobre como estamos tratando o nosso mundo, como estamos cuidando da criação de Deus.
Certa vez Jesus encontrou-se com uma grande multidão, na verdade, esta multidão estava seguindo a Jesus, pois eram pessoas cheias de problemas e dificuldades e queriam encontrar em Jesus uma palavra ou um gesto que as ajudasse. Jesus tinha compaixão daquela multidão que sofria e precisava de ajuda.
Então ele foi à um monte, seguido pela multidão e assentou-se com os seus discípulos, passando a ensinar-lhes sobre o reino de Deus.
Um de seus ensinamentos foi específico aos seus discípulos e Jesus afirmou serem eles sal da terra e luz do mundo, ou seja, eles tinham um papel importante a cumprir neste mundo, eram chamados a realizarem boas obras que pudessem testemunhar acerca de Deus. Deus ama a sua criação, e nos que vivemos neste mundo devemos cuidar e amar a criação de Deus. Maltratar animais, destruir plantações, poluir as águas, e tantas outras coisas prejudicam a natureza. Essas coisas não são boas obras.
O que seriam boas obras para com a natureza na opinião de voces?
Ser sal e ser luz neste mundo, é realizar estas boas obras e tantas outras mais que possam anunciar ao mundo que Deus existe, ama e cuida de sua criação, nós fomos criados para estas boas obras e por isso podemos realiza-las. 
Quais boas obras voces já fizeram? Quais boas obras vocês acham que podem fazer para cuidar da natureza e mostrar ao mundo que Deus cuida de nós?
  
3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém quer fazer um pedido de oração.  Orar pela natureza, pelas organizações que ajudam a cuidar do planeta. 


ATIVIDADE    (10 minutos)
SUGESTÕES: 
-Desafio:  Desafiar as crianças a criarem ilustrações para textos bíblicos que mostrem a natureza louvando ao Criador.  Textos:  Salmos 96:11,12; 97:5,6; 98:7,8;Sl 19:1.2; e outros

-Atividade envolvendo reciclagem.

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.                  

                                                                                                   Rosiléia Flausino Dias Araujo- 2011


==================================================================


CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS  (5)

SEGUNDO DOMINGO DE JUNHO  - DIA DE PENTECOSTES

JESUS SE ENCONTRA COM UM SURDO E GAGO



Tema:  O Espírito Santo nos ajuda a falar.

Texto Bíblico Principal:  Mc 7:31-37
Textos para complementar o tema:  Ex 4:10-12; Mt 10:19; Lc 12:12; Jo 14:26

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida,  igreja, amor de Deus, pelo Espírito Santo,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
  Voces já ficaram numa situação que não sabiam como falar ou como responder alguma pergunta?
As vezes parece que faltam palavras, principalmente quando precisamos falar sobre a nossa fé.
Hoje é um dia muito especial da vida da Igreja Cristã, hoje comemoramos o Dia de Pentecostes. Mas o que é o Pentecostes. Na realidade Pentecostes é o nome de uma das festas realizadas pelo povo judeu, estava relacionada as colheitas. Esta festa acontecia 50 dias depois da Páscoa, por isso o termo “Penta”, que nos lembra 5.  Foi durante esta festa que Deus enviou o Espírito Santo para estar com a Igreja em todo o tempo, assim o termo Pentecostes ficou associado ao Espírito Santo. 
Hoje celebramos o Dia em que o Espírito Santo foi enviado para a Igreja.
Em nossa história bíblica de hoje, recordamos o encontro que Jesus teve com um homem que era surdo e gago, Jesus colocou as mãos sobre ele e disse “Efatá”  que significa “Abre-te”, e aquele homem passou a ouvir e a falar normalmente. E todos que viram ficaram maravilhados.
Quando o Espírito Santo foi derramado no Pentecostes, os discípulos passaram a falar em outras línguas, e eles falavam sobre Deus. As pessoas que ouviam iam ficando maravilhadas.
Jesus prometeu que o Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas e também nos ensinaria sobre as coisas que deveríamos falar quando alguém nos perguntasse sobre a nossa fé.
As vezes podemos ficar envergonhados, não saber como falar ou oque falar, mas devemos crer na promessa de Jesus, que o Espírito Santo de Deus está conosco, e ele colocará as palavras em nosso coração e em nossa mente e vamos saber oque dizer.
Quando Moisés disse para Deus que não saberia como falar as coisas que Deus estava mandando dizer para o Faraó, Deus disse a ele para não se preocupar, que  estaria com ele e estaria com sua boca, Deus disse que o ensinaria a falar.
Quando Deus nos mandar falar algo para alguém, saiba que ele nos ajudará a fazer isso, apenas precisamos crer e ter coragem de obedecer à Deus.!

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém quer fazer um pedido de oração.  Orar para que o Espírito Santo nos ajude a falar sobre a nossa fé.


ATIVIDADE    (10 minutos)
SUGESTÕES: 
-Atividade  “Vitral”  

-Atividade  “Palavras que saem da minha boca”   

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.
                                                                  

                                                                                                  Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011

====================================================================

CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS  (6)

JESUS SE ENCONTRA COM ZAQUEU



Tema:  O amor de Jesus é para todos

Texto Bíblico Principal:  Lucas 19:1-10
Textos para complementar o tema:  Jo 3:16;  Rm 2:11; Rm 5:8; R 8:39; I Jo 4:9 

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida,  igreja, pelo grande amor de Deus,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
  Voces sabem o quanto são amados por Deus?
 Ninguém é amado mais ou menos, todos somos amados igualmente pelo Senhor, não há diferença no amor de Deus por nós. Isso é muito bom!
Hoje vamos recordar um encontro muito interessante que Jesus teve. Foi com um homem chamado Zaqueu.
Zaqueu fazia algumas coisas erradas e por isso as pessoas não gostavam muito dele.
Mas Zaqueu ficou sabendo que Jesus estava na região e queria muito ver a Jesus. Porém era  muito difícil se aproximar de Jesus por causa da multidão que o seguia.  Zaqueu era um homem pequeno, de baixa estatura, isso não ajudava em nada!  Então ele teve uma idéia, correu adiante da multidão no caminho que Jesus iria passar, subiu em uma arvore e ficou ali quietinho esperando o momento de Jesus passar.
Mas que surpresa!!  quando Jesus se aproximou daquela árvore,  olhou para cima, e quem ele viu? Exatamente, viu Zaqueu.  Jesus se aproximou e disse para ele descer da árvore, e mais, disse ainda que gostaria de ir até sua casa.  Zaqueu desceu imediatamente e levou Jesus para sua casa  com muita alegria.
Aquele encontro mudou a vida de Zaqueu, pois durante a conversa com Jesus, Zaqueu resolveu abandonar as coisas erradas que fazia e ainda devolver oque ele tinha tirado de outras pessoas.
Jesus afirmou que a salvação havia chegado naquela casa. 
Zaqueu é mais um exemplo de alguém que teve a sua vida transformada por Jesus. Pois aquele que se encontra com Jesus não consegue mais fazer as coisas erradas que fazia. O amor de Deus nos leva ao arrependimento e ao desejo de fazer as coisas certas.
Jesus amou aquele homem mesmo sendo ele pecador. Jesus ama a todas as pessoas!
Se voce tem feito algo de errado, converse com Jesus, peça perdão e sinta o amor de Deus mudar o seu coração.


3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém quer fazer um pedido de oração.  Orar pedindo perdão por coisas erradas e orar para que o amor Deus venha sobre os nossos corações.


ATIVIDADE    (10 minutos)
SUGESTÕES: 

-Atividade   “A árvore de Zaqueu”   (Vide anexo)


-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.


                                                                                                   Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011

=====================================================================


CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS  (7)

JESUS SE ENCONTRA COM OS DEZ LEPROSOS



Tema: Sempre devemos agradecer à Deus!

Texto Bíblico Principal:  Lucas 17:11-19
Textos para complementar o tema:  Sl 30:12; Sl 75:1; I Ts 5:18

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, por todas as bençãos recebidas,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
  Voces já passaram pela experiência de ajudar alguém e esta pessoa não lhe dizer obrigado?
 Porque voces acham que é importante agradecer?
Hoje vamos recordar um encontro que Jesus teve com 10 homens que precisavam muito de ajuda. Aqueles homens eram doentes. A doença que eles tinham era muito ruim, tão ruim que eles não podiam ficar perto das outras pessoas na cidade e deviam ficar longe, afastados das demais pessoas. Essa doença se chama lepra, e faz muito mal para quem a tem. Portanto, aqueles homens além de viverem com uma doença muito ruim, viviam solitários, longe de suas famílias, dos amigos e das demais pessoas.
Um certo dia, Jesus estava passando pela região onde eles estavam, e ao conhecerem Jesus, sabendo de seus milagres, correram em sua direção, mas não se aproximaram muito, mantendo a distância exigida por causa da doença. Eles então gritaram muito para que Jesus os ajudasse e os curasse como fizera com outros.
Jesus ao ve-los, disse para que procurassem o sacerdote, e quando eles obedeceram ficaram curados, totalmente limpos daquela doença.
No entanto, um daqueles homens, apenas um, resolveu voltar até Jesus e agradece-lo, glorificando à Deus.
Aquele homem ajoelhou-se diante de Jesus  e o agradeceu.
Ao ve-lo Jesus perguntou: - “Não eram 10 os homens curados? Onde estão os outros nove?”
Vejam só que triste,  10 foram curados, ficaram livres daquela doença horrível, mas apenas 1 deles se preocupou em agradecer a Jesus pelo que ele fizera.
Deus faz muitas coisas por toda a humanidade, mas quantos são gratos a Ele?
A Bíblia diz que Deus dá o sol e a chuva para todos, mas quem lembra de agradecer?
Deus dá o alimento para todos, mas quem lembra de agradecer?
Devemos nos lembrar sempre de agradecer ao Senhor por tudo que nos dá e por todas as coisas que Ele faz por nós. Somo chamados a dar graças em todas as coisas.
Nunca se esqueçam de agradecer à Deus!

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar.  Perguntar se alguém tem um motivo especial para agradecer a Deus.  Mencionar coisas pelas quais podemos agradecer a Deus.


ATIVIDADE    (10 minutos)
SUGESTÕES: 

-Atividade:  Ilustração do versículo I Ts 5:18 para montar e colorir. 

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.


                                                                                                    Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011




====================================================================



CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS  (8)

JESUS SE ENCONTRA COM A MULHER SAMARITANA


Tema: Jesus: a água da vida!

Texto Bíblico Principal:  João 4:1-30
Textos para complementar o tema:  Is 44:3; Jo 7:38-39; Ap 22:7

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, pela vida que Jesus nos dá,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
  (Servir copos com água fresca para as crianças. Pedir a elas que não bebam ainda, apenas observem a água.)
 Como é bom beber água quando estamos com sede!  Voces já sentiram muita sede?  É possível alguem ter muita sede e não querer beber água?
Pois é,  hoje vamos conversar sobre a água da vida, mas oque vem a ser isso?
Certa vez Jesus se encontrou com uma mulher que não era muito bem vista pelas pessoas, pois ela tinha uma vida não muito correta, por conta disto ela vinha buscar água no poço apenas quando as demais pessoas não vinham, isso acontecia no meio do dia, debaixo de um sol forte.
Foi nesta hora que Jesus a encontrou. Jesus ofereceu aquela mulher uma água diferente, uma água que se ela bebesse nunca mais teria sede.  Mas que água era essa?  Onde encontra-la?  Era tudo o que a  mulher queria saber. 
Mas Jesus não estava falando de uma água como esta que estamos vendo. (Pedir as crianças que bebam um pouco).  Jesus estava usando aquele momento onde a agua era tão importante para aquela mulher, para mostrar a ela que havia algo que ela precisava, ela precisava de vida, da vida que apenas Jesus dá, essa vida que Ele dá, traz alegria, traz consolo, traz paz, traz animo, traz segurança,  traz certeza de que somos amados por Deus e que Ele nos quer.
Aquela mulher estava infeliz, solitária, e com uma vida confusa.  Jesus lhe ofereceu a oportunidade de mudar sua vida e conhecer a Deus.
Quando Jesus faz parte de nossa vida,  podemos dizer que temos a água da vida em nós. Esta água da vida nos fortalece, nos anima, nos renova, nos purifica. É vida de verdade!
Aquela mulher entendeu o que Jesus lhe dizia e ficou muito feliz, tão feliz que correu a contar para outras pessoas que ela tinha encontrado o Filho de Deus.
Assim também nós, quando entendemos que Jesus quer fazer parte de nossa vida e deixamos que ele faça parte, tambem temos o desejo de contar para outras pessoas que nós temos vida!   Vida é só em Jesus!
(Beber o restante da água)

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar. Agradecer pela Vida que Jesus dá.



ATIVIDADE    (10 minutos)
SUGESTÕES: 

-Atividade: Flôr que se abre na água. (Cada criança escreverá seu nome na flôr e a colocará na água)
                 

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                     Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011


=======================================================================


CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS  (9)

JESUS SE ENCONTRA COM UM OFICIAL DO REI



Tema: Crer na palavra de Jesus

Texto Bíblico Principal:  João 4:46-54
Textos para complementar o tema:  Mc 9:23; Mc 11:24; Jo 3:15

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, pela vida que Jesus nos dá,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
Tem coisas que a gente só acredita vendo não é mesmo?
Mas a fé nos desafia e crer mesmo sem ver. Somos chamados por Deus a crer nele ainda que não o vejamos.
Isso não é fácil, mas podemos fazer. Podemos crer em Deus e crer em suas promessas. Deus é fiel para com as suas promessas. Se Ele falou Ele há de cumprir, Se Ele prometeu Ela fará!
Certa vez numa cidade chamada Caná da Galiléia, um oficial do rei procurou a Jesus muito angustiado. Seu filho estava muito doente em uma outra cidade. Este homem pediu muito a Jesus que fosse para lá curar o seu filho.  Mas Jesus queria ensinar algo sobre a fé.  Jesus disse para aquele homem que seu filho estava vivo e estava bem. Aquele homem creu nesta palavra de Jesus e foi ao encontro do filho, crendo na palavra de Jesus, mesmo sem Jesus ter ido com ele.
Antes mesmo de chegar em casa, alguns de seus empregados, o encontraram no caminho e lhe disseram para ficar em paz pois seu filho estava vivo e bem.
O oficial do rei, perguntou a eles em que hora o filho havia se sentido melhor, os empregados lhe disseram a hora em que seu filho tinha ficado sem febre e sarado.
O oficial do rei, se deu conta de que foi exatamente na mesma hora em que Jesus afirmou que seu filho estava vivo e bem.  Toda aquela família creu em Jesus.
Aquela homem, pediu a Jesus que fosse com ele. Jesus não fez da forma como ele pedia, mas o fez diferente, e aquele homem aceitou e creu em Jesus. Seu filho ficou curado.
Nem sempre Deus fará as coisas da forma como esperamos ou pedimos. Deus pode fazer diferente, mas o importante é que Ele fará oque for necessário para nós.
Devemos crer em suas promessas e aceitar a vontade de Deus para conosco.
Devemos  compreender que Deus tem propósitos em todas as coisas, e sempre quer nos ensinar a confiar cada vez mais nEle.


3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar. Orar para termos mais confiança em Deus.



ATIVIDADE   
SUGESTÕES: 

-Atividade: Caixinha de promessas   

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                  Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011



=====================================================================


CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS   (10)

TERCEIRO DOMINGO DE JULHO  - DIA DO AMIGO  

JESUS SE ENCONTRA  COM ANDRÉ E SEU AMIGO


Tema: É bom ter amigos!

Texto Bíblico Principal:  João 1:35-42
Textos para complementar o tema:  Pv 17:17; Pv 27:9; Jo 15:13-15

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, pela vida, pelos amigos,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
 Voces tem amigos?  É bom ter amigos?  Voces já sentiram falta de ter um amigo por perto em algum momento difícil?
Nesta semana, no dia 20 de Julho, comemoramos o Dia do Amigo, e por isso hoje vamos falar um pouco sobre a amizade.
Ter amigos é muito bom, quando precisamos fazer alguma coisa e temos um amigo para estar conosco e dar aquela força, nos sentimos mais seguros. É muito bom quando podemos confiar nos amigos e saber que podemo contar com eles.
Talvez foi assim que André sentiu-se quando conheceu a Jesus. André estava com um amigo, ambos eram discípulos de João Batista, que era um servo de Deus e que estava pregando o arrependimento e anunciando a vinda do Messias.
Certa vez João Batista viu Jesus passar e começou a falar sobre ele, André e seu amigo ouviram e ficaram curiosos e passaram a seguir a Jesus. Naquele momento, um deve ter dado força para o outro, talvez dizendo: “Vamos conhece-lo, vamos comigo ver quem ele é”....enfim, o fato é que ambos seguiram a Jesus. Quando Jesus os viu perguntou-lhes oque buscavam, e André disse que queria saber onde ele ficava. Jesus os convidou para ficar com eles e passaram aquele dia juntos.
André ficou tão entusiasmado com este encontro que ao sair queria contar a todos que tinha encontrado o Messias, e a primeira pessoa que ele encontrou foi seu próprio irmão Pedro, a quem levou correndo para ver Jesus. Daquele dia em diante, Pedro e André se tornaram discípulos de Jesus.
Não sabemos se aquele outro discípulo, o amigo de André também se tornou discípulo de Jesus, talvez sim, mas  o fato é que ele foi importante para estar junto com André neste momento.  Será que André teria tido a coragem de seguir a Jesus se estivesse sozinho?  Quando estamos juntos com alguém em quem confiamos sentimos mais coragem e animo.
Se voce tem amigos, esteja sempre pronto a ajuda-los. Faça amigos.  E lembre-se: Jesus também nos  oferece a sua amizade. Pode contar com Ele, pois sempre estará ao seu lado!

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar. Orar pelos amigos!

ATIVIDADE    (10 minutos)
SUGESTÕES: 

-Atividade: Fazer um amigo secreto na hora com quem estiver presente. Pode-se confeccionar cartões ou o professor trazer previamente bombons ou lembrancinhas para serem entregues.

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                   Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011




========================================================================

CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS  (11)

QUARTO DOMINGO DE JULHO  - DIA DA VOVÓ  

JESUS SE ENCONTRA  COM JAIRO

Tema: Falando de Jesus em família

Texto Bíblico Principal:  Mc 5:21-24 e 35-43
Textos para complementar o tema: Mc 5:19-20; Lc 8:39; II Tm 1:5

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, pela vida, pelos avós,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
 Em nossa história de hoje, vamos recordar um acontecimento muito especial na vida de uma família.
É a história de uma menina de apenas 12 anos, que estava morrendo, aliás algumas pessoas já consideravam que ela já tinha morrido. Mas enquanto ela estava em sua casa a beira da morte, seu pai foi em busca de Jesus, ele se chamava Jairo, ao encontra-lo, prostrou-se aos seus pés e insistentemente clamava para que Jesus salvasse a sua filha, para que ele fosse à sua casa e colocasse as suas mãos sobre ela, livrando-a assim da morte.
Durante o caminho, Jesus também curou uma outra mulher que precisava de ajuda-la. Neste momento, alguns amigos de Jairo chegaram e avisaram que a menina havia morrido.
Jesus ao ouvir essas palavras disse para Jairo: “Não temas, crê somente”. E continuaram pelo caminho. Ao chegar na casa todos estavam em alvoroço, chorando pela menina. Jesus disse a eles: “Porque estão assim, a menina não está morta, apenas dorme”. Muitos riram de Jesus quando disse isso, não creram nele.
Mas Jesus chamou alguns discípulos, o pai e a mãe da menina e entrou com eles no quarto onde ela estava.
Jesus a tomou pela mão e disse: “Talitá cumi!” que significa: “ Menina, levanta”. 
A menina imediatamente levantou-se e todos ficaram admirados.
Foi uma grande alegria naquela família,  pois a menina estava viva! 
Aquela menina foi testemunha viva do poder de Deus, ao crescer deve ter contado esta história para seus filhos e netos, testemunhando assim o poder de Deus.  Assim também foi com uma certa vovó que testemunhou para seu neto Timóteo sobre o amor de Deus. Esta vovó se chamava Loide, e tanto ela como sua mãe Eunice falaram sobre Jesus para sua família.
É muito bom quando podemos aprender em casa com nossos pais e avós sobre Jesus.
Também é muito bom quando podemos falar para nossos pais e avós sobre o amor de Deus.
Assim em família aprendemos uns com os outros.
Nesta semana, vamos comemorar o Dia da Vovó, que tal prepararmos uma mensagem sobre o amor de Deus para entregar a ela e também ao vovô.  Se voce não tem mais seus avós vivos, você pode oferecer esta mensagem para uma pessoa que voce conheça e que seja avó!

3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar. Orar pelos avós!


ATIVIDADE    
SUGESTÕES: 

-Atividade: Preparar uma homenagem para as vovós. (Apresentar no final do culto)
                   
-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                      Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011





======================================================================

CULTO INFANTIL

ENCONTROS COM JESUS- (12)


JESUS SE ENCONTRA  COM AS CRIANÇAS

Tema: Jesus ama as crianças

Texto Bíblico Principal:  Mt 19:13-15
Textos para complementar o tema: Pv22:6; Mt 18:1-5

1- Iniciar com uma oração de gratidão ( pela vida, família, pela vida, pelos avós,  etc.... )

2-Compartilhar o tema (10 minutos)
 É bom ser criança?  Voces acham que tem pessoas que não gostam de crianças?
É... infelizmente tem gente que se esqueceu que um dia também foi criança!
Mas hoje vamos falar sobre algo muito legal!  Jesus ama as crianças!
Isso é muito, muito bom!
Certa vez alguns pais se aproximaram de Jesus trazendo seus filhos para Jesus abençoa-los.  
Mas os discípulos pensaram que isso iria atrapalhar o Mestre Jesus e mandavam que as crianças saíssem.
Jesus não gostou nada disso e ficou muito bravo. E ordenou que os discípulos deixassem as crianças se aproximar.  Jesus não só permitiu que as crianças ficassem perto dele, como pegou algumas no colo, abraçou e tocou em cada uma delas.
Jesus mostrou que ama as crianças e elas são importantes no reino de Deus.
Aliás, Jesus afirmou que para entrar no Reino de Deus devemos ser como as crianças.
Infelizmente algumas pessoas acham que crianças atrapalham, fazem bagunça, mas lembrem-se que voces são amados por Deus, e mesmo sendo crianças podem participar da Igreja e de todas as coisas relacionadas ao Reino de Deus.
Na Bíblia encontramos histórias onde crianças ajudaram pessoas a serem abençoadas por Deus, e a Bíblia também ordena que as crianças sejam ensinadas sobre o Reino de Deus.
A Bíblia também ensina que as crianças são chamadas para louvar à Deus. Por isso, louvem sempre ao Senhor!
“...rapazes e moças, velhos e CRIANÇAS. Louvem o Nome do Senhor...”    Salmos 148:12-13a
“Todo ser que respira, louve ao Senhor”   Salmos 150:6
Voces respiram?   Então louvem ao Senhor!



3-Orar com as crianças.  Perguntar se alguma criança gostaria de orar. Orar pelas crianças espalhadas pelo mundo!  Orar pelas pessoas que cuidam de crianças e pelos professores de crianças.


ATIVIDADE  
  
SUGESTÕES: 

-Atividade:  Crianças louvando ao Senhor  

-Outras idéias criativas que acompanhem o tema do dia.

                                                                                                  Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2011
=======================================================================

4 comentários:

  1. Amei o blog! A lições são excelentes, tomei a liberdade e postei no meu blog.
    Obrigada por compartilhar estas preciosidades.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei muito e vou usar na minha igreja.
    Obrigaa pela dica Roseleia.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, e dá pra usar sem sem em dias especiais. Obrigada por compartilhar ♥

    ResponderExcluir