MINISTÉRIO LOCAL DE TRABALHO COM CRIANÇAS - DESAFIOS DE UM NOVO TEMPO – CEMEC

 


 

1-ORGANIZANDO O MINISTÉRIO DE TRABALHO COM CRIANÇAS NA IGREJA LOCAL

 

1.1.                       MINISTÉRIO NA IGREJA METODISTA

O Ministério Local de Trabalho com Crianças (MLTC) na Igreja é um “ministério” reconhecido pelas leis internas da Igreja Metodista (Cânones) e, portanto, deve ser organizado conforme diretrizes desta lei.

(Art. 64. O trabalho desenvolvido nas igrejas locais toma a forma de Ministérios por elas reconhecidos, devendo figurar, dentre eles, obrigatoriamente, os das áreas de Expansão Missionária, Administrativa, de Educação, de Ação Social e o Ministério Local de Trabalho com Crianças.

Parágrafo único. O funcionamento dos Ministérios locais, coordenados pelo Pastor ou Pastora Titular, é determinado em Regimento e normas aprovadas pelo Concílio Local, segundo as diretrizes dos órgãos superiores.

Art. 65. O Concílio Local estabelece a organização da igreja local, segundo os dons concedidos pelo Espírito Santo e Ministérios de seus membros, homens e mulheres, e as necessidades de serviço da comunidade.)

 

Sendo assim: É preciso orar pela manifestação do Espírito Santo na Igreja, concedendo dons para a missão. É preciso perceber, reconhecer, valorizar os ministérios pessoais que cooperam com o trabalho com crianças (educação, música, artes, acolhimento, palavra, oração etc.). É preciso conhecer as necessidades que as crianças da igreja/comunidade tem e como supri-las.

 

1.2.                       QUEM PODE FAZER PARTE DO MLTC?

Qualquer pessoa membro da Igreja Metodista Local, ou apenas participante da comunidade local*.

* § 8º. As pessoas integrantes do Cadastro de Metodistas não arroladas como membros da Igreja Metodista podem exercer seus dons e ministérios na igreja local, ouvido o Pastor ou Pastora Titular e observada a legislação canônica.

 

1.3.                       QUEM PODE COORDENAR O MLTC?

§ 1º. As pessoas eleitas pelo Concílio Local, ou as que tiverem seus nomes homologados para exercer funções da organização local são pessoas integrantes do Livro Rol de Membros da Igreja Local, maiores de quinze (15) anos, que na igreja local desempenham dons e ministérios reconhecidos pela Igreja Metodista.

 

O coordenador ou coordenadora do ministério deverá ser escolhido entre as pessoas integrantes da equipe. Lembrando que deve ser membro da Igreja Metodista Local, e estar dentro dos critérios do Regimento Interno da Igreja Local (se houver). A pessoa que assumir a coordenação, deverá participar da CLAM* (Coordenação Local de Ação Missionária) e permanecerá na função até nova eleição de coordenação. É importante escolher uma pessoa para ser vice coordenador(a), a qual, poderá representar o ministério junto a CLAM, se necessário, conforme regimento da igreja local.

 

(*Art. 72. A CLAM é o órgão que substitui o Concílio Local, no interregno de suas reuniões, e exerce a administração da Igreja local, segundo Regimento aprovado pelo Concílio Local.)

 

Obs.: O coordenador ou coordenadora do MLTC na igreja local, também participa do Departamento Distrital de Trabalho com Crianças (DDTC).

 

 

1.4.                       SUGESTÕES PARA FORMAÇÃO DA EQUIPE

-Pessoas que trabalham/trabalharam com as crianças na igreja local ou em outras comunidades, e que compreendem seu ministério junto as crianças.

- Pessoas que trabalham em projetos voltados para o atendimento as crianças (AMAS, creches, SAF...)

- Pessoas que se sentem desafiadas a ingressar no ministério com crianças.

- Professores(as) da Escola Dominical que atendem as faixas etárias de 0 a 12 anos.

- Crianças

- (quem mais? 😊)

 

 

1.5.                       AÇÕES BÁSICAS DO MINISTÉRIO COM CRIANÇAS

-Acompanha e orienta as crianças que participam da comunidade local, no aprendizado e vivência da fé cristã (Educação Cristã), cooperando, juntamente com suas famílias, para o crescimento em sabedoria, graça e estatura de cada criança no Corpo de Cristo. Facilitando a compreensão (conforme cada faixa etária[1]) de sua participação no Reino de Deus.

-Promove a integração das crianças em todos os segmentos da igreja local, de forma que elas se sintam parte do Corpo de Cristo enquanto crianças e não numa expectativa futura, facilitando a sua participação ativa na missão da igreja local.

-Promove a integração da igreja local a realidade das crianças, cooperando para que as pessoas participem do processo de formação cristã das crianças, conforme o compromisso assumido perante elas em seu batismo. (ritual de batismo[2])

-Promove ações junto as crianças do bairro/cidade, conforme planejamento da igreja local.

-Participa de ações diversas (encontros de missão/capacitação/integração/celebração etc.) com as crianças e/ou para pessoas que trabalham com as crianças (nível local, distrital, regional e nacional).

 

 

1.6.                       COMO DESENVOLVER ESSAS AÇÕES? (sugestões práticas)

- Conhecer a realidade de cada criança[3] que participa na igreja local, suas famílias, bem como conhecer a realidade das crianças que residem nas proximidades da igreja.

- Orar, acompanhar, acolher cada criança que faz parte da igreja local (visitas, mensagens[4], cartas, telefonemas, recepção, abraço, dentre outros, a fim de fortalecer vínculos).

- Coordenar e motivar atividades devocionais[5], sociais, esportivas, artísticas, recreativas, passeios dentre outras para as crianças da igreja local.

- Organizar e facilitar a participação das crianças nos momentos de culto e demais celebrações e/ou atividades da igreja.

- Organizar o culto com as crianças (culto infantil).

- Providenciar espaços físicos adequados as crianças.

- Promover reuniões para integração e envolvimento da/com a família, se possível com a participação pastoral.

- Proporcionar e motivar a participação da igreja local nas iniciativas que tem como objetivo, refletir e mobilizar a comunidade para ações em defesa das crianças.

- Estimular e facilitar a participação das crianças nas programações distritais, regionais e nacionais.

-Motivar e facilitar a participação das pessoas integrantes do MLTC, nos encontros de capacitação: distritais, regionais e nacionais.

- Despertar outras pessoas na comunidade para o trabalho com crianças, promovendo palestras, cursos e integração com as atividades do MLTC.

- Planejar[6] o trabalho com crianças (semestral ou anual) e apresentar este planejamento a CLAM para aprovação. Deve ser incluída a verba necessária para a realização do trabalho.

 

1.7.                       SUGESTÃO: GRUPO DE APOIO

-Há pessoas na comunidade que exercem outros ministérios e/ou possuem habilidades e talentos que podem cooperar eventualmente nas atividades com as crianças. Essas pessoas podem ser convidadas a integrar um “Grupo de apoio” que irá colaborar com os trabalhos desenvolvidos pelo ministério no decorrer do ano.

- preparação de alimentos (almoços, lanches...)

- organização/decoração dos espaços e materiais utilizados pelas crianças.

- acompanhamento das crianças no banheiro, recepção ou entrega aos pais.

- confecção de material de artes / material para contação de histórias

- pesquisa sobre atividades de artes, músicas, jogos, histórias...

- contação de histórias

- apresentação musical, teatral...

- trabalhos de marcenaria

- tocar instrumentos musicais

- cuidar da parte técnica (aparelhos de som, data show, microfones...)-

(o que mais? 😊)

 

 

2-REORGANIZANDO O TRABALHO COM CRIANÇAS APÓS A PANDEMIA      

                 

       2.1.              CONSCIENTIZAÇÃO DA REALIDADE EM QUE VIVEMOS: PANDEMIA E PÓS PANDEMIA.

 

Vivemos durante 2 anos uma realidade totalmente nova, nunca antes vivida por qualquer pessoa desta geração. Portanto, nesse tempo de pós-pandemia, quando as coisas caminham para uma normalidade, que talvez não seja mais como antes, é preciso encarar que há sequelas. Como Igreja, não é tempo de julgamentos, mas tempo de acolhimento, solidariedade e encorajamento.  O tempo de pós pandemia é tempo de restauração: restaurar e fortalecer vínculos afetivos.  A Igreja é corpo, cada um(a) é membro desse corpo, e devemos estar ligados pelo vínculo do amor (Colossenses 3.14). Na figura do corpo, apresentada pelo Apóstolo Paulo, cuidamos uns dos outros (1Corintios 12.12-26) E nesta ligação que nos une, choramos com quem chora, nos alegramos com quem se alegra, oramos por quem sofre, consolamos e somos consolados. É preciso que a Igreja seja um lugar de acolhimento, de esperança, de renovo, de restauração, de afeto e edificação.

 

 

       2.2.           MÍDIAS SOCIAIS

A pandemia apenas acelerou o caminho do uso das mídias sociais. É preciso conhecer cada vez mais ferramentas que nos possibilitem estar nas casas das pessoas e com as pessoas.  As pessoas descobriram uma nova forma de estar “presente” junto à comunidade de fé, esse caminho não tem volta, por isso, antes de atacarmos aquilo que foi importante durante a pandemia, é preciso encontrar um “meio termo”, a fim de mantermos o contato com as pessoas e resgatarmos os encontros presenciais, como também, alcançarmos novas pessoas.  Para estar presente é preciso querer estar presente!  E para querer estar presente é preciso saber porque é preciso estar presente. É importante:

-Palavra pastoral sobre o tema.

-Conhecer as ferramentas (mídias sociais) e como utilizá-las  da melhor forma possível para manter os vínculos e alcançar novas famílias.

-Conhecer o que as crianças sabem sobre as mídias sociais/tecnologias e como a utilizam a fim de criar uma estratégia para usar essas ferramentas no trabalho com o MLTC.

 

Obs.: atenção com a exposição das imagens das crianças na internet.

 

       2.3.         A REALIDADE DOS IMIGRANTES E REFUGIADOS

Nos últimos anos, tem crescido a movimentação de pessoas que saem de seus países para se estabelecer em outros. Os motivos são diversos: guerras, fome, miséria, política, perseguição etc. Precisamos estar preparados para acolher as crianças imigrantes que chegarem em nossas igrejas e/ou em nossos bairros.  É preciso:

-pesquisar o tema a fim de se familiarizar com as possibilidades de trabalho com imigrantes e refugiados.

-procurar ter um conhecimento sobre a cultura de países com alto índice de imigração, e que já estão presentes no país.

 

       2.4.           O QUE O MLTC PODE FAZER? (sugestões para superar os desafios desse novo tempo)

-Promover a incentivar a prática devocional em família/em casa. (elabore um programa devocionário[7], para as famílias realizarem junto com as crianças. Organize um material bonito, significativo, simples e prático. Encaminhe às famílias após uma bela propaganda na igreja local e mídias sociais).

 

- Estabelecer um canal de comunicação semanal para interagir com as crianças. (faça um vídeo de 1 minuto que pode ser uma saudação, um versículo e uma oração. Seja fiel nesta rotina, as crianças vão esperar).

 

- Rememorar a Escola Dominical e Culto infantil (Envie material[8] de desenho para as crianças com um convite especial para a Escola Dominical e/ou culto infantil. Leve pessoalmente e apenas entregue na porta da casa da criança).

 

-Promover e facilitar a interação entre as famílias das crianças. (Converse com uma mãe e sua criança, se elas gostariam de receber a visita de outra criança com a mãe dela. Depois convide outra mãe com sua criança para fazer essa visita com você.  É importante perceber a aceitação entre as famílias, para que não seja algo constrangedor ou forçado, mas não desista).

 

- Seja agradável (procure agir e falar com bondade, paciência, encorajamento, alegria, quando encontrar as crianças e seus familiares. Seja disponível para ajudar, e seja prudente para não forçar relações. Construir e restaurar vínculos de afeto depende de dois lados. Mas faça a sua parte).

 

-Envolva-se. (procure saber se as famílias enfrentam alguma necessidade e tente encontrar caminhos para ajudar).

 

-Envolva a igreja, inclusive os Pastores e Pastoras (partilhe suas dificuldades com os ministérios que podem ajudar e com os pastores e pastoras a fim de se aconselhar). É importante não enfrentar nenhuma batalha sozinho.

 

-Ore sempre!

Ore para que Deus envie trabalhadores para a seara, como Jesus mandou fazer. (Mateus 9.37,38)

Ore pelas crianças, para que ninguém seja ou cause impedimento a elas. (Mateus 19.14)

Ore por alegria em vir a casa do Senhor. (Salmo 122.1)

Ore por desejo de comunhão, de estar junto com os irmãos (Salmo 133.1)

Ore por encorajamento de uns para com outros, a fim de estarem juntos na casa do Senhor. (Hebreus 10.24-25)

 

 

3-DICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES

 

- Ficha cadastral / Álbum dos chás de bebês das crianças / Painel fotográfico com as crianças e/ou famílias / Mapa das casas das crianças

- Pasta pessoal de atividades para cada criança. Esta pasta será entregue a família no final do ano.

- Formatura (mudança de classe na EBD)

- Caixa de mensagens (organizar um caixa grande e decorada para colocar cartões com diversas mensagens). Estes cartões poderão ser utilizados para visitantes, aniversariantes, em visitas a crianças enfermas ou afastadas, familiares etc. Esses cartões podem ser confeccionados pelo grupo de apoio e pelas crianças em horários livres/disponíveis.

- Programas devocionários para as crianças e/ou família. (Programa mensal, vídeos, carta de um personagem bíblico, caixas com pequenas mensagens bíblicas que pode ter como tema: “Uma mensagem do céu”; “O que Deus quer falar hoje?”; “Tempo com Deus”; “Fala Senhor!”. Outras ideias....  😊

- Painel de oração para a igreja local (as pessoas serão convidadas a escolher uma criança e por ela orar durante todo o mês. Podem escrever pequenos recadinhos e deixar no painel para a criança retirar. Deixar papeis coloridos e canetas disponíveis junto ao painel).

- Organizar (com a ajuda do grupo de apoio e familiares) cafés da manhã, almoços, pic nic na igreja, sessão de cinema, jantares temáticos, acampadentro,  festa do pijama, festa dos aniversariantes do mês,  santa ceia especial com a participação de um pastor ou pastora da comunidade num culto infantil, festa dos talentos, “dia feliz” (um dia ou uma tarde para passar na igreja com diversas atividades de lazer, brincadeiras, música, histórias bíblicas, lanches etc.), e o que mais? 😊

- Clube de mães (propor uma parceria com ministério de ação social e oração a fim de apoiar outras mães. “Mães de oração”)

- Convidados especiais:

- profissionais da comunidade para apresentarem a sua profissão

- pessoas representando um personagem bíblico (caracterizados)

- Criação de HQs - http://www.expositorcristao.com.br/posts/tirinhas

- Jogos Cooperativos – Professora Elisana da Costa Sanches (Refletir sobre os conceitos de cooperação e competição. Valorizar os jogos cooperativos como meio de promoção da colaboração e do respeito mútuo.)

https://drive.google.com/file/d/1MKbzN7haf_ySZlXv3GWaHPSZQ82BMOqL/view

- Jogos bíblicos

  -Perguntas e respostas (Cartelas)

  -Jogo de tabuleiro/dados

 

- Campanhas de oração, conscientização e ação em defesa das crianças:

 


     2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

     “Autismo na igreja: missão, desafio e possibilidades”

       https://www.youtube.com/watch?v=_jCCvkZ1X4A

      Curso Saberes: “Autismo na igreja” - https://www.metodista.org.br/saberes



 02 de abril

 Dia Internacional do livro infantil

 

 


     19 de abril

  Dia do índio -  https://www.metodista.org.br/missao-indigenista-metodista-download-dos-videos-para-celebrar-a-semana-dos-povos-indigenas

 

 


18 de maio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 “Uma conversa sobre violências contra as crianças”

  https://www.youtube.com/watch?v=6IVnx7PTaxc

 


  22 a 28 de maio

  Semana mundial do brincar

  ”Educação  Cristã: Aprender brincando”

  https://www.youtube.com/watch?v=wI2noVGRTbA&t=552s

    


   5 de junho

   Dia mundial do meio ambiente

   Curso Saberes: “Cuidar da criação: um compromisso da nossa fé”

   https://www.metodista.org.br/saberes

  


12 de outubro

Dia da Criança

 https://www.metodista.org.br/liturgia-para-o-dia-das-criancas-2021

 https://www.metodista.org.br/vigilia-nacional-pela-crianca

 https://www.metodista.org.br/e-book-dntc-criancas-em-acao-com-os-aventureiros-em-missao

 https://www.metodista.org.br/e-book-gratuito-atividades-biblicas-para-criancas

 

 

LIVES SIGNIFICATIVAS PARA QUEM TRABALHA COM CRIANÇAS.


Batismo Infantil – Bispo Hideide - https://www.youtube.com/watch?v=yyMwvbFNDT0

 

Santa Ceia para crianças – Bispa Hideide

https://www.youtube.com/watch?v=gBHWCHylSpk&t=1s

 

O trabalho com crianças na Igreja Metodista - https://www.youtube.com/watch?v=PX7mP-OMxtc

 

Educação  Cristã: Aprender brincando -

https://www.youtube.com/watch?v=wI2noVGRTbA&t=552s

 

A criança na Bíblia - https://www.youtube.com/watch?v=qhHiV1WjX84&t=5s

 

Encontro com quem ensina: partilhando os desafios de aulas “on line” com as crianças -

https://www.youtube.com/watch?v=X8eDklws7SA

 

Uma conversa sobre violências contra as crianças - 

https://www.youtube.com/watch?v=6IVnx7PTaxc

 

Pastoreando as crianças: quem é responsável? -

https://www.youtube.com/watch?v=L0kI5E_PTY8&t=2s

 

Educação a distância na igreja: considerações pedagógicas e desafios -

https://www.youtube.com/watch?v=bGW9klfZ_Ws&t=209s

 

CURSO SABERES -  https://www.metodista.org.br/saberes

1. Contação de Histórias  

2. Autismo na Igreja 

3. Violências e abusos: cuidar, educar e proteger as crianças  

4. Cuidar da criação: um compromisso da nossa fé

 

 

EXEMPLOS DE ALGUMAS IGREJAS EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO COM CRIANÇAS.

MTC – I.M. Rio da Prata (Rio de Janeiro) - https://imrp.org.br/mtc

MTC – I.M. Laranjeiras do Sul – Paraná - http://www.metodistalds.com.br/ministerio.php?id=7

MTC – I.M. C. Curitiba –

http://www.metodistacuritiba.com.br/site/ministerios-interna.php?ministerio=8

 

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRABALHO COM CRIANÇAS (DNTC)

https://www.metodista.org.br/dntc

https://www.youtube.com/watch?v=BxoUq531934&t=3s

 

CANAL DNTC - YOU TUBE 

https://www.youtube.com/channel/UCTJfvb9Nog8FsdxUQFpTWQA

 

 DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESCOLA DOMINICAL (DNED)

https://www.metodista.org.br/escola-dominical

 

CANAL EDUCAÇÃO CRISTÃ METODISTA – YOU TUBE

https://www.youtube.com/c/Educa%C3%A7%C3%A3oCrist%C3%A3Metodista

 

COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS E REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA ED

Professor Luciano Sathler (Conhecer os recursos de comunicação para divulgação e valorização da Escola Dominical e dinamização das aulas.)

https://drive.google.com/file/d/1np4pz4ZHXkAVXaEDzISwk-fXGMHUPu2A/view

 


VÍDEOS IGREJA METODISTA (ÁREA NACIONAL)

 

Como fazer transmissões ao vivo pelo celular

https://www.youtube.com/watch?v=giJ9ElrdEDY

 

Canva - Passo a passo da ferramenta

https://www.youtube.com/watch?v=AYs4HY77_Sc

 

Como utilizar o Canva no celular

https://www.youtube.com/watch?v=qlq204ZoNB0

 

Como usar o Estúdio de Criação para postar no Facebook e Instagram de minha igreja ao mesmo tempo. - https://www.youtube.com/watch?v=cvKc77Oc7Jk

 

Quatro recursos para a sua Igreja se comunicar usando o Instagram

https://www.youtube.com/watch?v=k2Gap51U6kU

 

WhatsApp: dicas para se comunicar com a Igreja Local

https://www.youtube.com/watch?v=KW2qfrlgGhA

 

 

MÚSICAS DNTC e outros

(site) https://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas

 

(You Tube)

https://www.youtube.com/watch?v=uNw5qywMSIU&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9

 

Canal 3 palavrinhas - https://www.youtube.com/c/3palavrinhas

 

TIRINHAS DOS AVENTUREIROS (Expositor Cristão)

http://www.expositorcristao.com.br/posts/tirinhas

 

CULTO COM AS CRIANÇAS - https://www.youtube.com/watch?v=1Kq4eoJFG5E

(pode ser utilizado para ensinar as crianças sobre os momentos do culto)

 

 

CULTO INFANTIL

https://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com

https://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com/p/culto-infantil-07-10-anos-figuras-e.html

http://rosecriart.blogspot.com

 

GERADOR DE QR CODE

https://www.invertexto.com/gerador-qr-code

 

 QR CODE DESTA PÁGINA



 

 


Rosiléia Flausino Dias Araujo

  Mãe 💙💗💗  

Pedagoga/Evangelista pela Igreja Metodista

Redatora das Revistas Bem-Te-Vi

Setembro/2022

rosileiaflausino@gmail.com

WhatsApp 96413-4620

http://rosecriart.blogspot.com

http://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com

http://classebiblicaemcasa.blogspot.com



[1] faixas etárias (características  da infância) http://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com/p/a-infancia-e-o-brincar.html

[2] Compromisso da Igreja:

Celebrante: irmãos e irmãs, esta(s) criança(s), pelo Batismo, é(são) recebida(s) como membro(s) do Corpo de Cristo; está(ão), portanto, sob o nosso amor e cuidado. Não podemos ignorar nosso compromisso!

Congregação: Nós faremos tudo quanto estiver em nossas forças para sermos diante dela(s) testemunhas fiéis, a fim de que, não somente ela(s), mas todas as crianças que participam do nosso convívio, cresçam no conhecimento e na Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e posteriormente confirme sua fé nele.   (Ritual Metodista por ocasião do Batismo de crianças)

[3] Anexo – sugestão de ficha cadastral

[4] Anexo – sugestão de cartões/mensagens

[5] Anexo – sugestão de programa devocional com a família

[6] Anexo – sugestão de planejamento

[7] Veja no anexo a sugestão (mesma do anexo 5)

[8] Anexo – sugestão de material


ANEXO [3] SUGESTÃO DE FICHA CADASTRAL


                                                FICHA CADASTRAL
 
NOME DA CRIANÇA
 ________________________________________________________________
IDADE____________                 DATA DE NASCIMENTO_____/_____/______
 
ENDEREÇO ________________________________________________________________________
 
INFORMAÇÕES DA FAMÍLIA
MÃE_______________________________________PROFISSÃO _________________
PAI______________________________ __________PROFISSÃO ________________
OU
RESPONSÁVEL______________________________PROFISSÃO ________________
ENDEREÇO ______________________________________________________________________
TELEFONE DO/DA RESPONSÁVEL _______________________________
E-MAIL DO/DA RESPONSÁVEL __________________________________
PESSOAS QUE MORAM NA MESMA CASA
__________________________________________PARENTESCO__________________
__________________________________________PARENTESCO__________________
__________________________________________PARENTESCO__________________
(acrescentar conforme necessidade)
 
SITUAÇÃO ESCOLAR
FREQUENTA UMA ESCOLA:  SIM (     )   NÃO (     ) SÉRIE:__________
 
QUESTÕES DE SAÚDE
É ALÉRGICO A ALGUM ALIMENTO OU REMÉDIO?   SIM (     )  NÃO (     )
QUAL/QUAIS_______________________________________________
 
DEMAIS OBSERVAÇÕES RELACIONADAS A SAÚDE:
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
 
CONVIVÊNCIA DA FAMÍLIA COM A IGREJA:
A FAMÍLIA PERTENCE À IGREJA?  SIM (     )   NÃO (     )
DESDE QUANDO? ___________________________
EM CASO NEGATIVO, A FAMÍLIA POSSUI ALGUMA RELIGIÃO? SIM (     ) NÃO (     )
QUAL/QUAIS? _____________________________
 
A CRIANÇA FOI BATIZADA NA IGREJA?  SIM (     ) NÃO (      )
 
HABILIDADES/PREFERÊNCIAS DA CRIANÇA
(o que a criança sabe e gosta de fazer, como por exemplo: tocar instrumento, cantar, teatro,
entre outros)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
MOTIVOS DE ORAÇÃO
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________




ANEXO [4] – SUGESTÃO DE CARTÕES/MENSAGENS




                                                   

        








ANEXO [5] SUGESTÃO DE PROGRAMA DEVOCIONAL COM A FAMÍLIA



PROGRAMA DEVOCIONÁRIO PARA A FAMÍLIA “TEMPO COM DEUS”  

Tema: DEUS É BOM

Objetivo: Promover a reunião semanal da família para um tempo de leitura bíblica, diálogo sobre a bondade de Deus e oração.  (Definam juntos um dia e horário para a reunião. Antecipadamente, providencie balões de ar (bexigas), barbante ou fita, papel e canetas/lápis.)


PRIMEIRA SEMANA

-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=sdqvZ3SbSog

-Leitura Bíblica: Salmo 136.1,8,9,26

-Diálogo sobre a bondade de Deus: Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre! A criação sinaliza para nós essa bondade e misericórdia. Sol e lua (dia e noite) permanecem, e assim a vida prossegue: um dia de cada vez. Deus dá o alimento a todos os seres vivos, por isso O louvamos!

(Dialogar com as crianças sobre o dia e a noite, o que podem fazer durante o dia e o que podem fazer durante a noite. Conversar sobre os alimentos que comeram nesta semana, o que mais gostam. Lembrar deste cuidado de Deus conosco, e que Ele faz tudo isso, porque é bom!)

 -Dinâmica: Escreva o nome de cada integrante da família num pedaço de papel, dobre e coloque num local para que cada pessoa retire um papel, como no amigo secreto. Ninguém poderá falar quem tirou. Depois, cada um irá colocar esse papel dentro de um balão de ar (bexiga) e encher de ar apenas um pouco, não deve ficar muito cheio. Prender os balões num barbante ou fita e colocar num local em destaque na casa, de preferência onde não corra o risco de estourar. Pode ser num local alto e longe do sol.  Durante todo o mês, cada um irá agradecer a Deus pela pessoa que tirou. Apenas na última semana do mês, os balões serão estourados e cada um poderá dizer quem tirou. Se possível, providencie alguns chocolates para serem entregues nesse momento.

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete)

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

 

SEGUNDA SEMANA 

-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo abaixo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=AEFT7YS4KQY

-Leitura Bíblica: Salmo 104.21 ao 25, 27, 33

-Diálogo sobre a bondade de Deus: A criação nos ensina que tudo tem o tempo certo, até os animais sabem quando é hora de dormir. De igual maneira, na família, há o tempo de estar em casa e o tempo de sair para o trabalho.  Toda criação nos ensina sobre a bondade e o cuidado de Deus, há uma imensidão de seres vivos no mar e Deus proporciona alimento a todos eles. Por isso louvamos a Deus!

(Dialogar com as crianças sobre tempo de estar em casa, no trabalho,  na escola, na igreja e em outros locais que a família costuma ir. Há tempo para todas as coisas e precisamos aproveitar com sabedoria. Lembrar mais uma vez, como na semana anterior, do cuidado de Deus em prover o alimento a todos os seres vivos. Conversar com as crianças a respeito dos seres que habitam nos mares, e como conseguem alimento. Reforçar que Deus provê o alimento para todos os seres vivos e por isso cuida da família.)

 -Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete. Nesse tempo de oração, relembrar dos balões que estão com os nomes e agradecer por cada integrante da família, sem, contudo, revelar quem tirou quem.)

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

TERCEIRA SEMANA

-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus  pela família.

-Música: colocar o vídeo abaixo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=by57a60VfqA

-Leitura Bíblica: Salmo 147.7-9,11

-Diálogo sobre a bondade de Deus: Deus conhece cada uma das estrelas, e se Ele conhece cada uma, chamando-as pelo nome, também conhece a cada um de nós. O Senhor envia a chuva que faz a terra brotar e dar o alimento aos animais, e também aos seres humanos. Por isso confiamos nEle, e Deus se agrada, fica feliz, quando confiamos e esperamos nEle!

(Dialogar com as crianças sobre o fato de Deus nos conhecer assim como conhece as estrelas, Ele sabe tudo o que necessitamos, e conhece os desejos do nosso coração. Deus se agrada quando confiamos e esperamos que Ele fará o melhor para nós. Relembrar as conversas das semanas anteriores e reforçar que Deus cuida da criação, a chuva que desce das nuvens é um sinal de seu cuidado, pois ela permite que as plantas cresçam e sirvam de alimento para os animais e para todas as pessoas.)

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete. Nesse tempo de oração, relembrar dos balões que estão com os nomes e agradecer por cada integrante da família, sem, contudo, revelar quem tirou quem.)

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

QUARTA SEMANA

-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo no celular ou na TV:  www.youtube.com/watch?v=iGRY1je4KeY

-Leitura Bíblica: Salmo 149.1-3,12,13

-Diálogo sobre a bondade de Deus: Os anjos e toda criação são chamados a louvar a Deus e dizer: Aleluia! Todas as pessoas também são chamadas para louvar a Deus, inclusive as crianças, tão amadas por Deus. Todos podemos louvar a Deus, dizer palavras e cantar cânticos que falam sobre tudo o que Deus faz por nós. Podemos dizer: Aleluia, louvamos a Deus porque Ele é bom! ou ainda: Louvamos a Deus porque Ele cuida de nós!

(Dialogar com as crianças sobre a gratidão e o louvor a Deus por tudo o que Ele faz por nós. Motivar as crianças a dizerem quantas coisas elas podem perceber que é cuidado de Deus conosco. Reforçar que Deus é bom se alegra com nosso louvor e gratidão, e que isso deve fazer parte de nossa vida.)

-Dinâmica dos balões: É momento de encerrar a dinâmica: Cada pessoa irá pegar o seu balão (que tem o nome que ela colocou) e estourar, mostrando o nome que está no papel que colocou dentro do balão. Se for possível, providencie alguns chocolates/bombons ou outro alimento que a família goste, para ser entregue a cada um, junto com um forte abraço.

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete).

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

Rosiléia Flausino Dias Araujo/2022

rosileiaflausino@gmail.com

 

 

PROGRAMA DEVOCIONÁRIO PARA A FAMÍLIA “TEMPO COM DEUS” 

Tema: PAI NOSSO

Objetivo: Promover a reunião semanal da família para um tempo de leitura bíblica, diálogo sobre a “oração que Jesus ensinou” e oração. (Definam juntos um dia e horário para a reunião. Antecipadamente, cole a figura que acompanha este programa num papel mais firme como cartolina ou papel cartão, ou até mesmo em papelão. Recorte nas linhas e coloque numa caixa ou saquinho.)


PRIMEIRA SEMANA

-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo no celular ou na TV:

www.youtube.com/watch?v=1ELz4OtkA20&list=PLpoW9xiINn3QXp-izemr8TI0ALVO7EFdX&index=11

-Leitura Bíblica: Mateus 6.9,10 e  1João 3.1

-Diálogo sobre a oração que Jesus ensinou: Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai, e de fato, Deus nos ama tanto que nos chama de filhos e filhas. Assim como um pai e uma mãe querem o melhor para seus filhos e filhas, Deus também deseja o melhor para nós. A Bíblia nos ensina que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

(Dialogar com as crianças sobre como elas se sentem sabendo que Deus é nosso pai porque Ele nos ama muito. Motivar as crianças a falarem o que entendem por amor, e como sabem que estão sendo amadas. Dialogar sobre as nossas vontades. Ressaltar que nem sempre a nossa vontade está de acordo com a vontade de Deus, por isso precisamos orar para que a vontade dEle seja feita.)

-Dinâmica: A figura que foi recortada deve conter 20 partes. Os integrantes da família deverão escolher 5 partes e colocar sobre uma folha de papel, papelão ou qualquer objeto que sirva de base para montar o quebra-cabeça. A princípio, tentarão colocar cada peça no local que ela pertence na figura, deixando assim até o próximo encontro (importante que as crianças não vejam a figura original).

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete)

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.


 

SEGUNDA SEMANA



-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo abaixo no celular ou na TV:www.youtube.com/watch?v=X2WTH-pFJQU&t=22s

-Leitura Bíblica: Mateus 6.11 e Gênesis 1.29

-Diálogo sobre a oração que Jesus ensinou: Deus criou uma grande diversidade de alimentos que podemos comer. Deus envia a chuva e o sol, para que as plantas cresçam e frutifiquem. Deus abençoa a família que pode trabalhar e prover o sustento do lar. Ainda assim, devemos agradecer a Deus e, diariamente, pedir que nos dê o que necessitamos para viver.

(Dialogar com as crianças sobre o “pão de cada dia”, motivando-as a rememorar o que comem durante o dia. Incentive-as a dizerem o que mais gostam e o que não gostam. Reforce a importância das vitaminas que os alimentos possuem e nos permitem ter uma boa saúde. Lembre-as que o “pão” é diário, por isso, diariamente devemos agradecer e pedir a Deus que nos dê o alimento necessário.)

-Dinâmica: Continuem a montar o quebra cabeça, escolhendo mais 5 peças, e colocando-as onde se encaixam conforme a figura, deixando assim até o próximo encontro. Crie expectativas nas crianças sobre qual é a figura que será formada.

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete).

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

TERCEIRA SEMANA



-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo abaixo no celular ou na TV:

www.youtube.com/watch?v=7XOsn73hbcM&list=PLpoW9xiINn3TG139ApDFMOsCGYoA0Ungc&index=5

-Leitura Bíblica: Mateus 6.12 e Colossenses 3.13

-Diálogo sobre a oração que Jesus ensinou: Jesus nos ensina sobre o perdão. Não é uma atitude muito fácil, porque geralmente não sentimos vontade de perdoar. Mas somos chamados a obedecer os mandamentos de Deus, e nós obedecemos a Deus pela fé e não pelo que sentimos. Mas é preciso falar com Deus sobre isso, lembrando que o próprio Deus nos perdoa. E se Ele nos perdoa, Ele nos dá força para perdoar.

(Dialogar com as crianças sobre o perdão. Motiva-las a falar sobre as dificuldades em perdoar ou pedir perdão. Partilhar suas experiências com as crianças e se necessário, peça perdão a elas se em algum momento falaram ou fizeram algo que não deviam. Isso servirá de exemplo a elas. Ressaltem que Deus nos perdoa, e nos ensina a pedir perdão sempre que fizermos algo que não devíamos ter feito.)

-Dinâmica: Continuem a montar o quebra cabeça, escolhendo mais 5 peças, e colocando-as onde se encaixam conforme a figura, deixando assim até o próximo encontro. Crie mais expectativas nas crianças sobre qual é a figura que será formada.

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete).

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

QUARTA SEMANA



-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.

-Música: colocar o vídeo no celular ou na TV:www.youtube.com/watch?v=5JANFYnfJs8

-Leitura Bíblica: Mateus 6.13 e Salmo 121

-Diálogo sobre a oração que Jesus ensinou: Jesus nos ensinou a orar por livramento na tentação. As vezes somos tentados a agir de forma que não agrada a Deus, mas quanto mais tememos a Deus, mais temos consciência de que não podemos ceder as tentações. Pois o temor a Deus é afastar-se do mal (Provérbios 8.13). Jesus também nos ensinou a orar para sermos livres do mal. O Senhor é quem nos guarda, Ele é o nosso “guarda” que nunca dorme.

(Dialogar com as crianças sobre situações que elas sentem vontade de fazer algo que é errado, como: xingar um colega, mentir aos pais, pegar algo escondido... Como elas se sentem quando cedem a essa vontade? Reforçar que Deus é nosso protetor, Ele nos guarda de todo o mal, e ainda que possamos viver alguma situação difícil, Ele sempre estará conosco. Deus nunca dorme!)

 

-Dinâmica: Finalizem o quebra cabeça com as 5 peças finais. Deixe as crianças terminarem descobrindo assim a figura. Se for possível, antecipadamente, cole um bombom ou chocolate pequeno nas últimas peças, antes de iniciar a reunião, para que a família saboreie ao final.

-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete).

-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.

 

Rosiléia Flausino Dias Araujo/2022

rosileiaflausino@gmail.com



ANEXO [6] SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO



ANEXO [8] SUGESTÃO DE MATERIAL

Atividades das Revistas Bem-Te-Vi que fazem parte do E-book "Atividades Bíblicas para Crianças" organizado pelo DNED - Acesse pelo link:
https://www.metodista.org.br/e-book-gratuito-atividades-biblicas-para-criancas














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