1-ORGANIZANDO O MINISTÉRIO DE TRABALHO
COM CRIANÇAS NA IGREJA LOCAL
1.1.
MINISTÉRIO NA IGREJA METODISTA
O Ministério Local de Trabalho com Crianças (MLTC) na Igreja
é um “ministério” reconhecido pelas leis internas da Igreja Metodista (Cânones)
e, portanto, deve ser organizado conforme diretrizes desta lei.
(Art. 64. O
trabalho desenvolvido nas igrejas locais toma a forma de Ministérios por elas
reconhecidos, devendo figurar, dentre eles, obrigatoriamente, os das
áreas de Expansão Missionária, Administrativa, de Educação, de Ação Social e o Ministério
Local de Trabalho com Crianças.
Parágrafo único.
O funcionamento dos Ministérios locais, coordenados pelo Pastor ou Pastora
Titular, é determinado em Regimento e normas aprovadas pelo
Concílio Local, segundo as diretrizes dos órgãos superiores.
Art. 65. O
Concílio Local estabelece a organização da igreja local, segundo os dons
concedidos pelo Espírito Santo e Ministérios de seus membros, homens
e mulheres, e as necessidades de serviço da comunidade.)
Sendo assim:
É preciso orar pela manifestação do Espírito Santo na Igreja, concedendo dons
para a missão. É preciso perceber, reconhecer, valorizar os ministérios pessoais
que cooperam com o trabalho com crianças (educação, música, artes, acolhimento,
palavra, oração etc.). É preciso conhecer as necessidades que as crianças da igreja/comunidade
tem e como supri-las.
1.2.
QUEM PODE FAZER PARTE DO MLTC?
Qualquer pessoa membro da Igreja
Metodista Local, ou apenas participante da comunidade local*.
* § 8º. As
pessoas integrantes do Cadastro de Metodistas não arroladas como membros
da Igreja Metodista podem exercer seus dons e ministérios na igreja local,
ouvido o Pastor ou Pastora Titular e observada a legislação canônica.
1.3.
QUEM PODE COORDENAR O MLTC?
§ 1º. As
pessoas eleitas pelo Concílio Local, ou as que tiverem seus nomes
homologados para exercer funções da organização local são pessoas integrantes do Livro Rol
de Membros da Igreja Local, maiores de quinze (15) anos, que
na igreja local desempenham dons e ministérios reconhecidos pela Igreja
Metodista.
O coordenador ou coordenadora do
ministério deverá ser escolhido entre as pessoas integrantes da equipe.
Lembrando que deve ser membro da Igreja Metodista Local, e estar dentro dos
critérios do Regimento Interno da Igreja Local (se houver). A pessoa que
assumir a coordenação, deverá participar da CLAM* (Coordenação Local de Ação
Missionária) e permanecerá na função até nova eleição de coordenação. É
importante escolher uma pessoa para ser vice coordenador(a), a qual, poderá
representar o ministério junto a CLAM, se necessário, conforme regimento da
igreja local.
(*Art. 72. A CLAM é o órgão que substitui o Concílio Local, no interregno de
suas reuniões, e exerce a administração da Igreja local, segundo Regimento
aprovado pelo Concílio Local.)
Obs.: O coordenador ou coordenadora do MLTC
na igreja local, também participa do Departamento Distrital de Trabalho com
Crianças (DDTC).
1.4.
SUGESTÕES PARA FORMAÇÃO DA EQUIPE
-Pessoas que trabalham/trabalharam com
as crianças na igreja local ou em outras comunidades, e que compreendem seu
ministério junto as crianças.
- Pessoas que trabalham em projetos
voltados para o atendimento as crianças (AMAS, creches, SAF...)
- Pessoas que se sentem desafiadas a
ingressar no ministério com crianças.
- Professores(as) da Escola Dominical
que atendem as faixas etárias de 0 a 12 anos.
- Crianças
- (quem mais? 😊)
1.5.
AÇÕES
BÁSICAS DO MINISTÉRIO COM CRIANÇAS
-Acompanha e
orienta as crianças que participam da comunidade local, no aprendizado e
vivência da fé cristã (Educação Cristã), cooperando, juntamente com suas famílias,
para o crescimento em sabedoria, graça e estatura de cada criança no Corpo de
Cristo. Facilitando a compreensão (conforme cada faixa etária[1])
de sua participação no Reino de Deus.
-Promove a integração das crianças em todos os segmentos da igreja local,
de forma que elas se sintam parte do Corpo de Cristo enquanto crianças e não
numa expectativa futura, facilitando a sua participação ativa na missão da igreja
local.
-Promove a integração da igreja local a realidade das crianças,
cooperando para que as pessoas participem do processo de formação cristã das
crianças, conforme o compromisso assumido perante elas em seu batismo. (ritual
de batismo[2])
-Promove ações junto as crianças do bairro/cidade, conforme
planejamento da igreja local.
-Participa de ações diversas (encontros de missão/capacitação/integração/celebração
etc.) com as crianças e/ou para pessoas que trabalham com as crianças (nível
local, distrital, regional e nacional).
1.6.
COMO DESENVOLVER ESSAS AÇÕES? (sugestões práticas)
- Conhecer a realidade de cada
criança[3]
que participa na igreja local, suas famílias, bem como conhecer a realidade das
crianças que residem nas proximidades da igreja.
- Orar, acompanhar, acolher cada
criança que faz parte da igreja local (visitas, mensagens[4],
cartas, telefonemas, recepção, abraço, dentre outros, a fim de fortalecer
vínculos).
- Coordenar e motivar atividades
devocionais[5],
sociais, esportivas, artísticas, recreativas, passeios dentre outras para as
crianças da igreja local.
- Organizar e facilitar a
participação das crianças nos momentos de culto e demais celebrações e/ou
atividades da igreja.
- Organizar o culto com as crianças
(culto infantil).
- Providenciar espaços físicos adequados
as crianças.
- Promover reuniões para integração e
envolvimento da/com a família, se possível com a participação pastoral.
- Proporcionar e motivar a participação
da igreja local nas iniciativas que tem como objetivo, refletir e mobilizar a
comunidade para ações em defesa das crianças.
- Estimular e facilitar a participação
das crianças nas programações distritais, regionais e nacionais.
-Motivar e facilitar a participação das
pessoas integrantes do MLTC, nos encontros de capacitação: distritais,
regionais e nacionais.
- Despertar outras pessoas na comunidade
para o trabalho com crianças, promovendo palestras, cursos e integração com as
atividades do MLTC.
- Planejar[6]
o trabalho com crianças (semestral ou anual) e apresentar este planejamento a
CLAM para aprovação. Deve ser incluída a verba necessária para a realização do
trabalho.
1.7.
SUGESTÃO: GRUPO DE APOIO
-Há pessoas na comunidade que exercem
outros ministérios e/ou possuem habilidades e talentos que podem cooperar eventualmente
nas atividades com as crianças. Essas pessoas podem ser convidadas a integrar
um “Grupo de apoio” que irá colaborar com os trabalhos desenvolvidos pelo
ministério no decorrer do ano.
- preparação de alimentos (almoços,
lanches...)
- organização/decoração dos espaços e
materiais utilizados pelas crianças.
- acompanhamento das crianças no
banheiro, recepção ou entrega aos pais.
- confecção de material de artes /
material para contação de histórias
- pesquisa sobre atividades de artes,
músicas, jogos, histórias...
- contação de histórias
- apresentação musical, teatral...
- trabalhos de marcenaria
- tocar instrumentos musicais
- cuidar da parte técnica (aparelhos de
som, data show, microfones...)-
(o que mais? 😊)
2-REORGANIZANDO O TRABALHO COM CRIANÇAS APÓS A PANDEMIA
2.1. CONSCIENTIZAÇÃO DA REALIDADE EM QUE VIVEMOS:
PANDEMIA E PÓS PANDEMIA.
Vivemos durante 2 anos uma realidade
totalmente nova, nunca antes vivida por qualquer pessoa desta geração. Portanto,
nesse tempo de pós-pandemia, quando as coisas caminham para uma normalidade,
que talvez não seja mais como antes, é preciso encarar que há sequelas. Como
Igreja, não é tempo de julgamentos, mas tempo de acolhimento,
solidariedade e encorajamento. O
tempo de pós pandemia é tempo de restauração: restaurar e fortalecer
vínculos afetivos. A Igreja é corpo,
cada um(a) é membro desse corpo, e devemos estar ligados pelo vínculo do amor (Colossenses
3.14). Na figura do corpo, apresentada pelo Apóstolo Paulo, cuidamos uns dos outros
(1Corintios 12.12-26) E nesta ligação que nos une, choramos com quem chora, nos
alegramos com quem se alegra, oramos por quem sofre, consolamos e somos
consolados. É preciso que a Igreja seja um lugar de acolhimento, de esperança,
de renovo, de restauração, de afeto e edificação.
2.2. MÍDIAS SOCIAIS
A pandemia apenas acelerou o caminho
do uso das mídias sociais. É preciso
conhecer cada vez mais ferramentas que nos possibilitem estar nas casas das
pessoas e com as pessoas. As pessoas
descobriram uma nova forma de estar “presente” junto à comunidade de fé, esse
caminho não tem volta, por isso, antes de atacarmos aquilo que foi
importante durante a pandemia, é preciso encontrar um “meio termo”, a
fim de mantermos o contato com as pessoas e resgatarmos os encontros
presenciais, como também, alcançarmos novas pessoas. Para estar presente é preciso querer estar
presente! E para querer estar presente é
preciso saber porque é preciso estar presente. É importante:
-Palavra pastoral sobre o tema.
-Conhecer as ferramentas (mídias
sociais) e como utilizá-las da melhor
forma possível para manter os vínculos e alcançar novas famílias.
-Conhecer o que as crianças sabem sobre
as mídias sociais/tecnologias e como a utilizam a fim de criar uma estratégia
para usar essas ferramentas no trabalho com o MLTC.
Obs.: atenção com a exposição das
imagens das crianças na internet.
2.3. A REALIDADE DOS IMIGRANTES E
REFUGIADOS
Nos últimos anos, tem crescido a
movimentação de pessoas que saem de seus países para se estabelecer em outros.
Os motivos são diversos: guerras, fome, miséria, política, perseguição etc.
Precisamos estar preparados para acolher as crianças imigrantes que chegarem em
nossas igrejas e/ou em nossos bairros. É
preciso:
-pesquisar o tema a fim de se
familiarizar com as possibilidades de trabalho com imigrantes e refugiados.
-procurar ter um conhecimento sobre a
cultura de países com alto índice de imigração, e que já estão presentes no
país.
2.4. O QUE O MLTC PODE FAZER? (sugestões
para superar os desafios desse novo tempo)
-Promover a incentivar a prática
devocional em família/em casa. (elabore um programa devocionário[7],
para as famílias realizarem junto com as crianças. Organize um material bonito,
significativo, simples e prático. Encaminhe às famílias após uma bela
propaganda na igreja local e mídias sociais).
- Estabelecer um canal de comunicação
semanal para interagir com as crianças. (faça um vídeo de 1 minuto que pode
ser uma saudação, um versículo e uma oração. Seja fiel nesta rotina, as
crianças vão esperar).
- Rememorar a Escola Dominical e Culto
infantil (Envie material[8]
de desenho para as crianças com um convite especial para a Escola Dominical e/ou
culto infantil. Leve pessoalmente e apenas entregue na porta da casa da criança).
-Promover e facilitar a interação entre
as famílias das crianças. (Converse com uma mãe e sua criança, se elas
gostariam de receber a visita de outra criança com a mãe dela. Depois convide
outra mãe com sua criança para fazer essa visita com você. É importante perceber a aceitação entre as
famílias, para que não seja algo constrangedor ou forçado, mas não desista).
- Seja agradável (procure agir e
falar com bondade, paciência, encorajamento, alegria, quando encontrar as
crianças e seus familiares. Seja disponível para ajudar, e seja prudente para
não forçar relações. Construir e restaurar vínculos de afeto depende de dois
lados. Mas faça a sua parte).
-Envolva-se. (procure saber se as
famílias enfrentam alguma necessidade e tente encontrar caminhos para ajudar).
-Envolva a igreja, inclusive os Pastores
e Pastoras (partilhe suas dificuldades com os ministérios que podem ajudar e
com os pastores e pastoras a fim de se aconselhar). É importante não
enfrentar nenhuma batalha sozinho.
-Ore sempre!
Ore para que Deus envie trabalhadores
para a seara, como Jesus mandou fazer. (Mateus 9.37,38)
Ore pelas crianças, para que ninguém
seja ou cause impedimento a elas. (Mateus 19.14)
Ore por alegria em vir a casa do Senhor.
(Salmo 122.1)
Ore por desejo de comunhão, de estar
junto com os irmãos (Salmo 133.1)
Ore por encorajamento de uns para com
outros, a fim de estarem juntos na casa do Senhor. (Hebreus 10.24-25)
3-DICAS E
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Ficha cadastral / Álbum dos chás de
bebês das crianças / Painel fotográfico com as crianças e/ou famílias / Mapa
das casas das crianças
- Pasta pessoal de atividades
para cada criança. Esta pasta será entregue a família no final do ano.
- Formatura (mudança de classe na
EBD)
- Caixa de mensagens (organizar
um caixa grande e decorada para colocar cartões com diversas mensagens). Estes
cartões poderão ser utilizados para visitantes, aniversariantes, em visitas a
crianças enfermas ou afastadas, familiares etc. Esses cartões podem ser
confeccionados pelo grupo de apoio e pelas crianças em horários
livres/disponíveis.
- Programas devocionários para as
crianças e/ou família. (Programa mensal, vídeos, carta de um personagem
bíblico, caixas com pequenas mensagens bíblicas que pode ter como tema: “Uma
mensagem do céu”; “O que Deus quer falar hoje?”; “Tempo com Deus”; “Fala
Senhor!”. Outras ideias.... 😊
- Painel de oração para a igreja
local (as pessoas serão convidadas a escolher uma criança e por ela orar
durante todo o mês. Podem escrever pequenos recadinhos e deixar no painel para
a criança retirar. Deixar papeis coloridos e canetas disponíveis junto ao
painel).
- Organizar (com a ajuda do grupo
de apoio e familiares) cafés da manhã, almoços, pic nic na igreja, sessão de
cinema, jantares temáticos, acampadentro,
festa do pijama, festa dos aniversariantes do mês, santa ceia especial com a participação de um
pastor ou pastora da comunidade num culto infantil, festa dos talentos, “dia
feliz” (um dia ou uma tarde para passar na igreja com diversas atividades de
lazer, brincadeiras, música, histórias bíblicas, lanches etc.), e o que mais? 😊
- Clube de mães (propor uma parceria
com ministério de ação social e oração a fim de apoiar outras mães. “Mães de
oração”)
- Convidados especiais:
- profissionais da comunidade para apresentarem
a sua profissão
- pessoas representando um personagem
bíblico (caracterizados)
- Criação de HQs - http://www.expositorcristao.com.br/posts/tirinhas
- Jogos Cooperativos – Professora
Elisana da Costa Sanches (Refletir sobre os conceitos de cooperação e competição.
Valorizar os jogos cooperativos como meio de promoção da colaboração e do
respeito mútuo.)
https://drive.google.com/file/d/1MKbzN7haf_ySZlXv3GWaHPSZQ82BMOqL/view
- Jogos bíblicos
-Perguntas
e respostas (Cartelas)
-Jogo de tabuleiro/dados
- Campanhas de oração,
conscientização e ação em defesa das crianças:
2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo
“Autismo na igreja: missão,
desafio e possibilidades”
https://www.youtube.com/watch?v=_jCCvkZ1X4A
Curso
Saberes: “Autismo na igreja” - https://www.metodista.org.br/saberes
02 de abril
Dia Internacional do livro infantil
19 de abril
Dia do índio - https://www.metodista.org.br/missao-indigenista-metodista-download-dos-videos-para-celebrar-a-semana-dos-povos-indigenas
18 de maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
“Uma conversa sobre violências
contra as crianças”
https://www.youtube.com/watch?v=6IVnx7PTaxc
22 a 28 de maio
Semana
mundial do brincar
”Educação Cristã: Aprender brincando”
https://www.youtube.com/watch?v=wI2noVGRTbA&t=552s
5 de junho
Dia mundial do meio ambiente
Curso Saberes:
“Cuidar da criação: um compromisso da nossa fé”
https://www.metodista.org.br/saberes
12 de outubro
Dia da Criança
LIVES
SIGNIFICATIVAS PARA QUEM TRABALHA COM CRIANÇAS.
Batismo Infantil – Bispo Hideide - https://www.youtube.com/watch?v=yyMwvbFNDT0
Santa Ceia para crianças – Bispa Hideide
https://www.youtube.com/watch?v=gBHWCHylSpk&t=1s
O trabalho com crianças na Igreja Metodista - https://www.youtube.com/watch?v=PX7mP-OMxtc
Educação Cristã: Aprender brincando
-
https://www.youtube.com/watch?v=wI2noVGRTbA&t=552s
A criança na Bíblia - https://www.youtube.com/watch?v=qhHiV1WjX84&t=5s
Encontro com quem ensina: partilhando os desafios de aulas “on line”
com as crianças -
https://www.youtube.com/watch?v=X8eDklws7SA
Uma conversa sobre violências contra as crianças -
https://www.youtube.com/watch?v=6IVnx7PTaxc
Pastoreando as crianças: quem é responsável? -
https://www.youtube.com/watch?v=L0kI5E_PTY8&t=2s
Educação a distância na igreja: considerações pedagógicas e desafios -
https://www.youtube.com/watch?v=bGW9klfZ_Ws&t=209s
CURSO
SABERES - https://www.metodista.org.br/saberes
1. Contação de Histórias
2. Autismo na Igreja
3. Violências e abusos: cuidar, educar e proteger as
crianças
4. Cuidar da criação: um compromisso da nossa fé
EXEMPLOS DE ALGUMAS IGREJAS EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO COM
CRIANÇAS.
MTC – I.M. Rio
da Prata (Rio de Janeiro) - https://imrp.org.br/mtc
MTC – I.M.
Laranjeiras do Sul – Paraná - http://www.metodistalds.com.br/ministerio.php?id=7
MTC – I.M. C.
Curitiba –
http://www.metodistacuritiba.com.br/site/ministerios-interna.php?ministerio=8
DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRABALHO COM CRIANÇAS (DNTC)
https://www.metodista.org.br/dntc
https://www.youtube.com/watch?v=BxoUq531934&t=3s
CANAL DNTC - YOU TUBE
https://www.youtube.com/channel/UCTJfvb9Nog8FsdxUQFpTWQA
https://www.metodista.org.br/escola-dominical
CANAL EDUCAÇÃO CRISTÃ METODISTA – YOU TUBE
https://www.youtube.com/c/Educa%C3%A7%C3%A3oCrist%C3%A3Metodista
COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS E REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA ED
Professor Luciano Sathler (Conhecer os recursos de comunicação para
divulgação e valorização da Escola Dominical e dinamização das aulas.)
https://drive.google.com/file/d/1np4pz4ZHXkAVXaEDzISwk-fXGMHUPu2A/view
VÍDEOS IGREJA METODISTA (ÁREA NACIONAL)
Como fazer transmissões ao vivo pelo celular
https://www.youtube.com/watch?v=giJ9ElrdEDY
Canva - Passo a passo da ferramenta
https://www.youtube.com/watch?v=AYs4HY77_Sc
Como utilizar o Canva no celular
https://www.youtube.com/watch?v=qlq204ZoNB0
Como usar o Estúdio de Criação para postar no Facebook e Instagram de
minha igreja ao mesmo tempo. - https://www.youtube.com/watch?v=cvKc77Oc7Jk
Quatro recursos para a sua Igreja se comunicar usando o Instagram
https://www.youtube.com/watch?v=k2Gap51U6kU
WhatsApp: dicas para se comunicar com a Igreja Local
https://www.youtube.com/watch?v=KW2qfrlgGhA
MÚSICAS DNTC e outros
(site) https://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas
(You Tube)
https://www.youtube.com/watch?v=uNw5qywMSIU&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9
Canal 3 palavrinhas - https://www.youtube.com/c/3palavrinhas
TIRINHAS DOS AVENTUREIROS (Expositor Cristão)
http://www.expositorcristao.com.br/posts/tirinhas
CULTO COM AS CRIANÇAS - https://www.youtube.com/watch?v=1Kq4eoJFG5E
(pode ser utilizado para ensinar as crianças sobre os momentos do
culto)
CULTO INFANTIL
https://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com
https://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com/p/culto-infantil-07-10-anos-figuras-e.html
http://rosecriart.blogspot.com
GERADOR DE QR CODE
https://www.invertexto.com/gerador-qr-code
Rosiléia
Flausino Dias Araujo
Mãe 💙💗💗
Pedagoga/Evangelista
pela Igreja Metodista
Redatora das
Revistas Bem-Te-Vi
Setembro/2022
WhatsApp 96413-4620
http://rosecriart.blogspot.com
http://cultoinfantilrosecriart.blogspot.com
http://classebiblicaemcasa.blogspot.com
[1] faixas etárias (características da infância)
[2] Compromisso da Igreja:
Celebrante: irmãos e irmãs, esta(s) criança(s), pelo Batismo, é(são) recebida(s)
como membro(s) do Corpo de Cristo; está(ão), portanto, sob o nosso amor e
cuidado. Não podemos ignorar nosso compromisso!
Congregação: Nós faremos tudo quanto estiver em nossas forças para
sermos diante dela(s) testemunhas fiéis, a fim de que, não somente ela(s), mas
todas as crianças que participam do nosso convívio, cresçam no conhecimento e
na Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e posteriormente confirme sua fé
nele. (Ritual Metodista por ocasião do
Batismo de crianças)
[3]
Anexo – sugestão de ficha cadastral
[4]
Anexo – sugestão de cartões/mensagens
[5]
Anexo – sugestão de programa devocional com a família
[6]
Anexo – sugestão de planejamento
[7]
Veja no anexo a sugestão (mesma do anexo 5)
[8]
Anexo – sugestão de material
ANEXO [3] SUGESTÃO DE FICHA CADASTRAL
________________________________________________________________
IDADE____________ DATA DE NASCIMENTO_____/_____/______
INFORMAÇÕES DA FAMÍLIA
MÃE_______________________________________PROFISSÃO _________________
PAI______________________________ __________PROFISSÃO ________________
OU
RESPONSÁVEL______________________________PROFISSÃO ________________
ENDEREÇO ______________________________________________________________________
TELEFONE DO/DA RESPONSÁVEL _______________________________
E-MAIL DO/DA RESPONSÁVEL __________________________________
PESSOAS QUE MORAM NA MESMA CASA
__________________________________________PARENTESCO__________________
__________________________________________PARENTESCO__________________
__________________________________________PARENTESCO__________________
(acrescentar conforme necessidade)
SITUAÇÃO ESCOLAR
FREQUENTA UMA ESCOLA: SIM ( ) NÃO ( ) SÉRIE:__________
É ALÉRGICO A ALGUM ALIMENTO OU REMÉDIO? SIM ( ) NÃO ( )
QUAL/QUAIS_______________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
A FAMÍLIA PERTENCE À IGREJA? SIM ( ) NÃO ( )
DESDE QUANDO? ___________________________
EM CASO NEGATIVO, A FAMÍLIA POSSUI ALGUMA RELIGIÃO? SIM ( ) NÃO ( )
QUAL/QUAIS? _____________________________
(o que a criança sabe e gosta de fazer, como por exemplo: tocar instrumento, cantar, teatro,
entre outros)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
MOTIVOS DE ORAÇÃO
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
PROGRAMA DEVOCIONÁRIO PARA A FAMÍLIA “TEMPO COM DEUS”
Tema:
DEUS
É BOM
Objetivo: Promover a
reunião semanal da família para um tempo de leitura bíblica, diálogo sobre a
bondade de Deus e oração. (Definam
juntos um dia e horário para a reunião. Antecipadamente, providencie balões de
ar (bexigas), barbante ou fita, papel e canetas/lápis.)
PRIMEIRA SEMANA
-Oração -
Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.
-Música:
colocar o vídeo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=sdqvZ3SbSog
-Leitura
Bíblica: Salmo 136.1,8,9,26
-Diálogo sobre a bondade de Deus: Deus é bom e a sua
misericórdia dura para sempre! A criação sinaliza para nós essa bondade e
misericórdia. Sol e lua (dia e noite) permanecem, e assim a vida prossegue: um
dia de cada vez. Deus dá o alimento a todos os seres vivos, por isso O
louvamos!
(Dialogar com as crianças sobre o dia e a noite, o que podem fazer
durante o dia e o que podem fazer durante a noite. Conversar sobre os alimentos
que comeram nesta semana, o que mais gostam. Lembrar deste cuidado de Deus
conosco, e que Ele faz tudo isso, porque é bom!)
-Dinâmica: Escreva o nome de cada integrante da família num pedaço de papel, dobre e coloque num local para que cada pessoa retire um papel, como no amigo secreto. Ninguém poderá falar quem tirou. Depois, cada um irá colocar esse papel dentro de um balão de ar (bexiga) e encher de ar apenas um pouco, não deve ficar muito cheio. Prender os balões num barbante ou fita e colocar num local em destaque na casa, de preferência onde não corra o risco de estourar. Pode ser num local alto e longe do sol. Durante todo o mês, cada um irá agradecer a Deus pela pessoa que tirou. Apenas na última semana do mês, os balões serão estourados e cada um poderá dizer quem tirou. Se possível, providencie alguns chocolates para serem entregues nesse momento.
-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se
for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete)
-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um
forte abraço.
SEGUNDA SEMANA
-Oração -
Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.
-Música:
colocar o vídeo abaixo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=AEFT7YS4KQY
-Leitura
Bíblica: Salmo 104.21 ao 25, 27, 33
-Diálogo sobre a bondade de Deus: A criação nos ensina que tudo
tem o tempo certo, até os animais sabem quando é hora de dormir. De igual
maneira, na família, há o tempo de estar em casa e o tempo de sair para o
trabalho. Toda criação nos ensina sobre
a bondade e o cuidado de Deus, há uma imensidão de seres vivos no mar e Deus
proporciona alimento a todos eles. Por isso louvamos a Deus!
(Dialogar com as crianças sobre tempo de estar em casa, no
trabalho, na escola, na igreja e em
outros locais que a família costuma ir. Há tempo para todas as coisas e
precisamos aproveitar com sabedoria. Lembrar mais uma vez, como na semana
anterior, do cuidado de Deus em prover o alimento a todos os seres vivos.
Conversar com as crianças a respeito dos seres que habitam nos mares, e como
conseguem alimento. Reforçar que Deus provê o alimento para todos os seres
vivos e por isso cuida da família.)
-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete. Nesse tempo de oração, relembrar dos balões que estão com os nomes e agradecer por cada integrante da família, sem, contudo, revelar quem tirou quem.)
-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um
forte abraço.
TERCEIRA SEMANA
-Oração -
Iniciar com uma oração de gratidão a Deus
pela família.
-Música:
colocar o vídeo abaixo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=by57a60VfqA
-Leitura
Bíblica: Salmo 147.7-9,11
-Diálogo
sobre a bondade de Deus: Deus conhece cada uma das estrelas, e se Ele
conhece cada uma, chamando-as pelo nome, também conhece a cada um de nós. O
Senhor envia a chuva que faz a terra brotar e dar o alimento aos animais, e
também aos seres humanos. Por isso confiamos nEle, e Deus se agrada, fica
feliz, quando confiamos e esperamos nEle!
(Dialogar com as crianças
sobre o fato de Deus nos conhecer assim como conhece as estrelas, Ele sabe tudo
o que necessitamos, e conhece os desejos do nosso coração. Deus se agrada
quando confiamos e esperamos que Ele fará o melhor para nós. Relembrar as
conversas das semanas anteriores e reforçar que Deus cuida da criação, a chuva
que desce das nuvens é um sinal de seu cuidado, pois ela permite que as plantas
cresçam e sirvam de alimento para os animais e para todas as pessoas.)
-Oração final (uma das crianças pode fazer essa oração, se
for muito pequena, o pai ou a mãe pode falar e a criança repete. Nesse
tempo de oração, relembrar dos balões que estão com os nomes e agradecer por
cada integrante da família, sem, contudo, revelar quem tirou quem.)
-Encerrar com a oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um
forte abraço.
QUARTA SEMANA
-Oração -
Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.
-Música:
colocar o vídeo no celular ou na TV: www.youtube.com/watch?v=iGRY1je4KeY
-Leitura
Bíblica: Salmo 149.1-3,12,13
-Diálogo
sobre a bondade de Deus: Os anjos e toda criação são chamados a louvar a
Deus e dizer: Aleluia! Todas as pessoas também são chamadas para louvar a Deus,
inclusive as crianças, tão amadas por Deus. Todos podemos louvar a Deus, dizer
palavras e cantar cânticos que falam sobre tudo o que Deus faz por nós. Podemos
dizer: Aleluia, louvamos a Deus porque Ele é bom! ou ainda: Louvamos a Deus
porque Ele cuida de nós!
(Dialogar com as crianças
sobre a gratidão e o louvor a Deus por tudo o que Ele faz por nós. Motivar as
crianças a dizerem quantas coisas elas podem perceber que é cuidado de Deus
conosco. Reforçar que Deus é bom se alegra com nosso louvor e gratidão, e que
isso deve fazer parte de nossa vida.)
-Dinâmica dos balões:
É momento de encerrar a dinâmica: Cada pessoa irá pegar o seu balão (que
tem o nome que ela colocou) e estourar, mostrando o nome que está no papel que
colocou dentro do balão. Se for possível, providencie alguns chocolates/bombons
ou outro alimento que a família goste, para ser entregue a cada um, junto com
um forte abraço.
-Oração
final (uma das crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o
pai ou a mãe pode falar e a criança repete).
-Encerrar com a
oração que Jesus ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.
Rosiléia Flausino Dias Araujo/2022
PROGRAMA DEVOCIONÁRIO PARA A FAMÍLIA “TEMPO COM DEUS”
Tema: PAI NOSSO
Objetivo: Promover a
reunião semanal da família para um tempo de leitura bíblica, diálogo sobre a “oração
que Jesus ensinou” e oração. (Definam juntos um dia e horário para a
reunião. Antecipadamente, cole a figura que acompanha este programa num papel
mais firme como cartolina ou papel cartão, ou até mesmo em papelão. Recorte nas
linhas e coloque numa caixa ou saquinho.)
PRIMEIRA SEMANA
-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.-Música: colocar o vídeo no celular ou na
TV:
www.youtube.com/watch?v=1ELz4OtkA20&list=PLpoW9xiINn3QXp-izemr8TI0ALVO7EFdX&index=11
-Leitura Bíblica: Mateus
6.9,10 e 1João 3.1
-Diálogo sobre a oração que Jesus
ensinou: Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai, e de fato, Deus nos ama
tanto que nos chama de filhos e filhas. Assim como um pai e uma mãe querem o
melhor para seus filhos e filhas, Deus também deseja o melhor para nós. A
Bíblia nos ensina que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.
(Dialogar com as crianças sobre como
elas se sentem sabendo que Deus é nosso pai porque Ele nos ama muito. Motivar
as crianças a falarem o que entendem por amor, e como sabem que estão sendo
amadas. Dialogar sobre as nossas vontades. Ressaltar que nem sempre a nossa
vontade está de acordo com a vontade de Deus, por isso precisamos orar para que
a vontade dEle seja feita.)
-Dinâmica: A figura que foi
recortada deve conter 20 partes. Os integrantes da família deverão escolher 5
partes e colocar sobre uma folha de papel, papelão ou qualquer objeto que sirva
de base para montar o quebra-cabeça. A princípio, tentarão colocar cada peça no
local que ela pertence na figura, deixando assim até o próximo encontro (importante
que as crianças não vejam a figura original).
-Oração final (uma das
crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode
falar e a criança repete)
-Encerrar com a oração que Jesus ensinou
(Pai Nosso) e com um forte abraço.
SEGUNDA SEMANA
-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.
-Música: colocar o vídeo abaixo no
celular ou na TV:www.youtube.com/watch?v=X2WTH-pFJQU&t=22s
-Leitura Bíblica: Mateus
6.11 e Gênesis 1.29
-Diálogo sobre a oração que Jesus
ensinou: Deus criou uma grande diversidade de alimentos que podemos comer.
Deus envia a chuva e o sol, para que as plantas cresçam e frutifiquem. Deus
abençoa a família que pode trabalhar e prover o sustento do lar. Ainda assim,
devemos agradecer a Deus e, diariamente, pedir que nos dê o que necessitamos
para viver.
(Dialogar com as crianças sobre o
“pão de cada dia”, motivando-as a rememorar o que comem durante o dia.
Incentive-as a dizerem o que mais gostam e o que não gostam. Reforce a
importância das vitaminas que os alimentos possuem e nos permitem ter uma boa
saúde. Lembre-as que o “pão” é diário, por isso, diariamente devemos agradecer
e pedir a Deus que nos dê o alimento necessário.)
-Dinâmica: Continuem a montar o
quebra cabeça, escolhendo mais 5 peças, e colocando-as onde se encaixam
conforme a figura, deixando assim até o próximo encontro. Crie expectativas nas
crianças sobre qual é a figura que será formada.
-Oração final (uma das
crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode
falar e a criança repete).
-Encerrar com a oração que Jesus
ensinou (Pai Nosso) e com um forte abraço.
TERCEIRA SEMANA
-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.
-Música: colocar o vídeo abaixo no
celular ou na TV:
www.youtube.com/watch?v=7XOsn73hbcM&list=PLpoW9xiINn3TG139ApDFMOsCGYoA0Ungc&index=5
-Leitura Bíblica: Mateus
6.12 e Colossenses 3.13
-Diálogo sobre a oração que Jesus
ensinou: Jesus nos ensina sobre o perdão. Não é uma atitude muito fácil,
porque geralmente não sentimos vontade de perdoar. Mas somos chamados a
obedecer os mandamentos de Deus, e nós obedecemos a Deus pela fé e não pelo que
sentimos. Mas é preciso falar com Deus sobre isso, lembrando que o próprio Deus
nos perdoa. E se Ele nos perdoa, Ele nos dá força para perdoar.
(Dialogar com as crianças sobre o
perdão. Motiva-las a falar sobre as dificuldades em perdoar ou pedir perdão.
Partilhar suas experiências com as crianças e se necessário, peça perdão a elas
se em algum momento falaram ou fizeram algo que não deviam. Isso servirá de
exemplo a elas. Ressaltem que Deus nos perdoa, e nos ensina a pedir perdão
sempre que fizermos algo que não devíamos ter feito.)
-Dinâmica: Continuem a montar o
quebra cabeça, escolhendo mais 5 peças, e colocando-as onde se encaixam
conforme a figura, deixando assim até o próximo encontro. Crie mais
expectativas nas crianças sobre qual é a figura que será formada.
-Oração final (uma das
crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode
falar e a criança repete).
-Encerrar com a oração que Jesus ensinou
(Pai Nosso) e com um forte abraço.
QUARTA SEMANA
-Oração - Iniciar com uma oração de gratidão a Deus pela família.
-Música: colocar o vídeo no
celular ou na TV:www.youtube.com/watch?v=5JANFYnfJs8
-Leitura Bíblica: Mateus
6.13 e Salmo 121
-Diálogo sobre a oração que Jesus ensinou:
Jesus nos ensinou a orar por livramento na tentação. As vezes somos
tentados a agir de forma que não agrada a Deus, mas quanto mais tememos a Deus,
mais temos consciência de que não podemos ceder as tentações. Pois o temor a
Deus é afastar-se do mal (Provérbios 8.13). Jesus também nos ensinou a orar
para sermos livres do mal. O Senhor é quem nos guarda, Ele é o nosso “guarda”
que nunca dorme.
(Dialogar com as crianças sobre
situações que elas sentem vontade de fazer algo que é errado, como: xingar um
colega, mentir aos pais, pegar algo escondido... Como elas se sentem quando
cedem a essa vontade? Reforçar que Deus é nosso protetor, Ele nos guarda de
todo o mal, e ainda que possamos viver alguma situação difícil, Ele sempre
estará conosco. Deus nunca dorme!)
-Dinâmica: Finalizem o quebra cabeça com as 5 peças finais. Deixe
as crianças terminarem descobrindo assim a figura. Se for possível,
antecipadamente, cole um bombom ou chocolate pequeno nas últimas peças, antes
de iniciar a reunião, para que a família saboreie ao final.
-Oração final (uma das
crianças pode fazer essa oração, se for muito pequena, o pai ou a mãe pode
falar e a criança repete).
-Encerrar com a oração que Jesus ensinou
(Pai Nosso) e com um forte abraço.
Rosiléia Flausino Dias Araujo/2022
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